Blog do José Cruz

Reconhecimento internacional a um Mestre do ensino e da pesquisa do esporte

José Cruz

No país onde o ensino acadêmico e a própria instituição universitária ainda estão distantes de um intercâmbio contínuo com os movimentos esportivos, em geral, e os megaeventos, em particular, é preciso festejar quando um mestre do ensino e da pesquisa do esporte é reconhecido internacionalmente.

Prof.-Lamartine-DaCostaHá uma semana, a Universidade de Mainz, na Alemanha, homenageou Lamartine DaCosta pelos seus 45 anos de contribuição ao estudo e à pesquisa olímpica, do esporte e da educação física. A solenidade foi prestigiada pela presença de 81 especialistas em estudos de Jogos Olímpicos, inclusive um representante do Comitê olímpico Internacional, e contou com o apoio da Universidade Autònoma de Barcelona, na qual Lamartine assumiu a cadeira de Estudos Olímpicos, em 2006, e foi .

Atualmente, Lamartine é pesquisador visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor visitante na University of East London e membro do conselho consultivo da Russian International Olympic University.

No Brasil, ele foi um dos pioneiros na reformulação do treinamento esportivo com bases científicas nos anos de 1960; renovou a gestão do esporte promovendo o primeiro grande diagnóstico das práticas esportivas no país no início da década de 1970; e na Copa do Mundo de Futebol de 1970 atuou no bem sucedido planejamento da adaptação da seleção brasileira à altitude do México.

atlasEntre seus trabalhos no Brasil destacam-se duas obras que ele coordenou e se tornaram referências no assunto: “Diagnóstico da Educação Física e Desportos do Brasil” e o “Atlas do Esporte do Brasil”.

 Entrevista

Para conhecer mais sobre o pensamento desse Mestre, sugiro a leitura da recente entrevista que ele concedeu à repórter Fabiana Bentes, do Esporte Essencial, quando fez uma abordagem geral sobre a nossa realidade.

Logo no início Lamartine responde sobre a estrutura do nosso esporte.

Falando objetivamente, a minha visão é que o sistema está em estado de falência. Ou seja, existe, mas está quebrado em vários graus. Esse sistema só é sustentado porque a legislação permite isso e se acomodou. A legislação fingiu que modificou o sistema, mas não modificou. A lei de incentivo é um item. Essa história vem de 30, 40 anos atrás e não houve uma mudança. É sempre a mesma coisa. O nosso problema é basicamente institucional. Não houve uma evolução das instituições, elas continuam viciadas. Eu só dou um exemplo entre vários: os clubes são dirigidos por pessoas que não são remuneradas. Então, são entidades políticas. E sendo entidades políticas pode-se esperar qualquer coisa lá de dentro e não se sabe quem são os responsáveis. Precisamos de uma lei de responsabilidade para o dirigente esportivo, e não existe isso. A irresponsabilidade campeia, todo mundo finge que trabalha. E o governo faz parte disso e alimenta.''

A entrevista completa está aqui:

http://www.esporteessencial.com.br/entrevista/lamartine-da-costa-pesquisador

 

Para saber mais:

http://www.esporteessencial.com.br/entrevista/lamartine-dacosta-e-homenageado-na-alemanha