Blog do José Cruz

Natação “involuiu”: números são alarmantes

José Cruz

Por Alex Pussieldi 

 

É algo que venho defendendo há um bom tempo. A situação das categorias inferiores no Brasil é caótica. Infelizmente, a cada ano temos menos gente fazendo natação competitiva em nosso país.  Até nosso campeão olímpico e recordista mundial César Cielo foi capaz de ver isso, quando revelou que após o ouro de Beijing 2008 a natação do Brasil “involuiu”.

Isso é fato! Julian Romero publicou um levantamento fantástico na Best Swimming onde se vê ano a ano a queda do número de nadadores participantes nos Festivais Mirim e Petiz no Brasil.

Lembro que na década de 90 tivemos um Norte-Nordeste Mirim e Petiz que eram mais de 1.200 atletas. Só o Clube Português do Recife eram 121 nadadores. A soma dos quatro regionais (Norte-Nordeste, Sul-brasileiro, Sudeste e Centro-Oeste) realizados neste mês deu 1.293. A soma!

Nossa natação está caduca

Fazemos o mesmo formato, a mesma competição, o mesmo programa há mais de 20 anos e os números só fazem diminuir. O investimento na natação de alto nível e os resultados são extremamente positivos, mas a natação de base do Brasil está morrendo. O número de piscinas olímpicas e as condições delas comparadas com  20 anos atrás são um outro indicativo da falta de investimento na estrutura.

Algo precisa ser feito

Já nem dá mais tempo para buscar o responsável ou culpado disso. A hora é de encontrarmos uma solução.

Se a base é cada dia menor, a tendência é a pior possível para o futuro.

Convido a todos para ler o artigo publicado na Best Swimming por Julian Romero clicando aqui. E também o editorial que desenvolve ainda mais este tema clicando aqui.

 

O brasileiro Alex Pussieldi, há 11 anos nos Estados Unidos, é técnico de natação, dono de clube, empresário, jornalista, comentarista de natação do SporTV e assina o Blog do Coach