Blog do José Cruz

Dinheiro para “formação de atletas” continua sem uso: R$ 106 milhões

José Cruz

Chegamos a novembro e até hoje o Ministério do Esporte não definiu sobre o percentual que poderá ser usado nas despesas administrativas da Confederação Brasileira de Clubes (CBC), no uso de recursos das loterias federais.

Com isso, R$ 106 milhões estão guardados num banco sem aplicação em seu fim específico, “formação de atletas”.

Relembrando:

Em 8de abril a presidente Dilma assinou o Decreto n. 7984/2013, regulamentando a Lei Pelé, (nº 9.615/98).

A partir daí estava oficializado o repasse de recursos da Caixa para a Confederação Brasileira de Clubes investir na “formação de atletas”.

Mais:

O artigo 22 do decreto dizia que o Ministério do Esporte definiria o limite de recursos a serem aplicados em despesas administrativas.

Ou seja, desde abril, que a Secretaria de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, dirigida por Ricardo Leyser Gonçalves, sabia que tinha esse compromisso ou, melhor, obrigação.

Agora, seis meses depois da edição do decreto, o Ministério continua enrolando. A notícia mais recente é que a portaria sobre o assunto esta na área jurídica do Ministério.

Enquanto isso…

As autoridades do Ministério do Esporte ignoram que há centenas de atletas nos clubes, Brasil afora, que dependem desses recursos financeiros para evoluírem em seus programas. E agem como se isso fosse normal, que não há um calendário a ser cumprido, eventos oficiais na agenda, compromissos dos atletas para com seus técnicos, academias etc.

Mas somos um país olímpico…