Blog do José Cruz

Os atrasos que agridem e entristecem

José Cruz

Concluo hoje roteiro de dez dias que incluiu aeroportos e rodoviárias entre Porto Alegre e Brasília, com passagens por Florianópolis e São Paulo.

Conversei com taxistas, atletas, dirigentes, jornalistas, viajantes etc. Fiz refeições em locais de embarques, enfrentei filas e desinformações. Paguei R$ 9,50 por um pão de queijo frio e um refrigerante quente. Vi passageiros sentados na escadas e no chão da sala de embarque do aeroporto da cidade ''locomotiva'' do país… Imaginem o resto desse trem…

Num jornal li a catástrofe anunciada: em dia de jogo da Seleção Brasileira, na Copa, o aeroporto-sede receberá 80 vôos a mais. Bah!

Tudo isso nos transmite sensação de tristeza, diante da realidade física evidente, da falta de gestão e do discurso político de ocasião.

Proposta

Ontem, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, defendeu “um plano para nacionalizar a Copa 2014 e a Olimpíada 2016”.

“Nacionalizar” é criar oportunidades para desenvolver o Brasil esportivo como um todo e não apenas as cidades-sedes dos megaeventos.

Com o devido respeito ao deputado Aldo Rebelo – pelo qual tenho apreço do tempo em que presidiu com honradez parlamentar a CPI da CBF Nike – essa manifestação é de um atraso sem igual.

Talvez por ser novo na pasta do Esporte – vindo de uma área extrema, a de relator do Código Florestal –, o ministro não saiba que a III Conferência Nacional do Esporte tratou desse assunto. Em vão, claro, pois o que nessa plenária se discutiu, inclusive nas conferências anteriores, nunca foi observado pelos ex-ministros Agnelo Queiroz e Orlando Silva. Um desperdício, portanto.

Mas o ministro deve saber, por exemplo, que algumas arenas do Pan 2007 somente agora estão sendo aproveitadas pelo Comitê Olímpico. Em dez anos, Prefeitura e governos federal e do Rio de Janeiro não promoveram um projeto integrado para que a população jovem do Rio utilizasse aqueles preciosos espaços para a descoberta de talentos ou treinamentos no ''Pós-Pan''!

Não conseguiram elaborar um plano regional !!! O que dizer de um projeto “nacional”, como sugere o ministro, para este país onde o dinheiro se perde em infindáveis cachoeiras …

O mais triste nessas constatações é observar que o discurso de agora repete o de Rafael Greca, Carlos Melles, Bernard Rajzman e tantos outros secretários ou ministros-extraordinários do Esporte que passaram pela Esplanada, ainda no recente século passado… Tal e qual.

Senhor Ministro Aldo Rebelo:

Não temos projeto algum para uma pós-Copa ou pós-Olimpíada. Não temos nada! Nem equipe para elaborá-lo. Somos órfãos de projetos de governo de longo prazo! E ricos em desperdícios de tempo e dinheiro e talentos. Essa é a realidade sem ofensas, Ministro!

Reúna seus assessores. Não os aspones, mas os funcionários de carreira de seu Ministério, para se atualizar sobre o que temos e o que nos falta.

Com certeza o Senhor se surpreenderá com os relatos. E evitará discursos como esse de ontem, que evidencia nosso atraso, também, no pensamento cultural-esportivo.