Blog do José Cruz

Copa 2014: o sumidouro do dinheiro público. A vez de Natal

José Cruz

A prefeitura de Natal vai gastar R$ 1,7 milhão num projeto suspeito, daqueles em que poucos ganham boa grana, mas o resultado nunca é divulgado. Ou seja, o projeto não serve para nada, a não ser emagrecer o orçamento do Estado.

Destino

O dinheiro do contribuinte vai para a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte para:

Cooperação técnica e financeira objetivando o planejamento, viabilização, acompanhamento e controle de ações e projetos voltados à realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, no município de Natal

Quem entende?

Ou seja, a dois anos da realização da Copa estão pensando em “cooperação para objetivar” – repare bem, caro Leitor, “objetivar o planejamento” e “controle de ações…”

Entenderam? ainda não é o planejamento!!!

Sinceramente, não há forma mais descarada desses burocratas saquearem os cofres públicos.

Memória

A turma do governo do  RN age da mesma forma do Ministério do Esporte, nos tempos do então ministro  Orlando Silva. Ele mandou turbinar os cofres de um tal  “Consórcio Copa”, de São Paulo, cujos diretores não falam,silenciam.

O convênio foi uma vergonha  e até obrigou o TCU entrar em campo: em um ano o contrato original subiu quase 80%, chegando a R$ 27 milhões. E o objetivo é o mais ou menos o mesmo da turma de Natal: “suporte de gerenciamento às ações do Ministério do Esporte”.

E, enquanto os governos não divulgarem os resultados  desses “estudos”, ficam evidentes as suspeitas de corrupção, na mesma proporção da impunidade dos que assinam essas barbaridades.