Blog do José Cruz

Livro censurado da CPI da CBF Nike entra na internet

José Cruz

Proibido pela Justiça Federal do Rio de Janeiro de ser vendido em livrarias, através de ação de Ricardo Teixeira, o livro com o relatório da CPI da CBF Nike começa a ser disponibilizado em capítulos, na internet. Boa parte da propina paga ou recebida na corrupção do futebol internacional passou por bancos estrangeiros, entre eles o Delta, com matriz em Nova Iorque. O vínculo da CBF e de Ricardo Teixeira com este banco foi identificada pela CPI, em 2001 


Primeiro capítulo livro cbf nike

Um grupo de peritos produziu um estudo detalhado sobre empréstimos tomados pela CBF no exterior, junto ao Delta Bank, a juros extorsivos e em condições altamente desfavoráveis. Comprovou que os juros eram incompatíveis com os que à época estavam sendo praticados no mercado financeiro, e que tais negócios resultaram em elevados prejuízos para a entidade (CBF), com indícios de evasões de divisas”.

A decisão

''A realidade do que apuramos em 2001 está comprovada, com tanta gravidade que levou cartolas à prisão, como José Maria Marin”, disse Silvio Torres (PSDB/SP), relator daquela CPI. Aldo Rebelo, hoje ministro da Defesa, foi o presidente.

A censura à publicação foi iniciativa do então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que entrou na Justiça alegando que o relatório final da CPI não havia sido aprovado. Numa tumultuada sessão, a Bancada da Bola quis votar um relatório alternativo, ameno. Diante do impasse, Aldo Rebelo encerrou os trabalhos. Agora, vem à tona o eficiente trabalho da CPI, confirmando, 14 anos depois as falcatruas em nome da Seleção Brasileira.

''Por isso, não há mais motivos para esconder o relatório, pois a censura acabou e o que se descobriu há 14 anos é revelado, agora, pelas investigações da Justiça e da Polícia dos Estados Unidos. Além disso, o relatório da CPI está disponível ao público nos arquivos da Câmara, que disponibiliza tudo o que ocorre nas Comissões de Inquérito”, afirmou Silvio Torres.

A íntegra do primeiro capítulo está aqui.