Blog do José Cruz

Atletismo: Mundial de Pequim, evento da “medalha sim”

José Cruz

Nos últimos sete Campeonatos Mundiais de Atletismo (2001 a 2013), realizado a cada dois anos, o Brasil ganhou uma medalha, evento sim evento não (no quadro abaixo). Agora, na competição que se realiza em Pequim, seria a vez do “evento sim”. Virá?  augsuto

Quem sabe com Augusto Oliveira (foto), no salto com vara, hoje de manhã? Ou com Fabina Murer, na quarta-feira, repetindo o feito de 2011, quando ganhou a medalha de ouro?

Quem sabe os dois, quebrando a escrita de pódios em mundiais, conforme demonstra o quadro de conquistas de medalhas, a seguir? Augusto já saltou 5,82m, sua melhor marca, e este ano 5,81m. Alternativa? Keila Costa, que está na final do salto triplo.

 

A N O

C I D A D ERESULTADO

2001

Edmonton

sem medalha

2003

Paris

prata 4x100m

2005

Helsinque

sem medalha

2007

Osaka

Prata/salto triplo

2009

Berlin

sem medalha

2011

Daegu

ouro salto c/vara

2013

Moscou

sem medalha

2015Pequim

??   

 

''Esperança'' 

O paulista Thiago Braz, chegou ao Mundial de Pequim com o quarta melhor marca da temporada, 5,92m. Era a grande ''esperança'' de medalha brasileira, no masculino. Na classificação, conseguiu saltar apenas 5,65m, e está fora da final.

Balanço

Em Mundiais, o Brasil conquistou 11 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e cinco de bronze), em campeonatos mundiais de atletismo, a partir do bronze de Joaquim Cruz, nos 800m no Mundial de Helsinque.

No domingo, brasileiros ficaram fora das finais no salto em distância masculino, e no lançamento de disco e nos 400m feminino.

Depois de queimar as três tentativas de sua série, no salto em distância,  Alexsandro Nascimento se manifestou á televisão brasileira:

“VALEU, BRASIL”!