Blog do José Cruz

Um valioso presente para a memória olímpica brasileira

José Cruz

A literatura esportiva brasileira ganha hoje uma riquíssima publicação, que é misto de história e homenagem. Ao recuperar a memória de 1.796 atletas, a autora, Katia Rubio, perpetuou depoimentos de todos os atletas que estiveram em  Olimpíadas. katia

O trabalho para produzir “Atletas Olímpicos Brasileiros”, consumiu 15 anos de pesquisas, 1.700 horas de narrativas em vídeo e 1.389 histórias escritas.

O que torna a publicação mais original é que o perfil dos atletas saiu da transcrição de depoimentos dos próprios atores que estiveram nos Jogos. Os que já morreram tiveram suas memórias recuperadas em manifestações de seus familiares.

O livro, de 648 páginas, é dividido em duas partes: a primeira, sobre a evolução dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o resumo de cada competição; na segunda, o protagonista é a figura do atleta e o estudo da história de vida e trajetória dos atletas olímpicos brasileiros.

Segundo Katia Rubio, os registros em vídeo e doações de itens dos atletas e relacionados aos Jogos, oferecidas ao longo da pesquisa, vão compor um centro de memória que está sendo idealizado pela pesquisadora.

Lançamento

O lançamento do livro Atletas Olímpicos Brasileiros ocorrerá a partir das 9h, no Sesi Vila Leopoldina, localizado na Rua Carlos Weber, 835, Vila Leopoldina, em São Paulo.

Mais informações em www.sesispeditora.com.br/catalogo/atleta-do-futuro/atletas-olimpicos-brasileiros/

Foto divulgada pela autora