Blog do José Cruz

Desafios da Copa: Brasil perde para o Uruguai no ranking do turismo

José Cruz

Preço de passagens aéreas provoca prejuízos ao esporte

 O turismo interno durante os megaeventos esportivos, de 2013 a 2016 estão ameaçados no Brasil.

O alerta foi feito na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, durante audiência pública, ontem, com representantes do setor.

O representante da Confederação Nacional de Turismo, Jorge Osório Naves, denunciou que o Brasil “empacou” em cinco milhões de turistas nos últimos vinte anos. Isto é, há duas décadas não há crescimento no ingresso de estrangeiros no Brasil.

O problema é grave e ocorre principalmente devido o elevado preço das passagens aéreas internas.

Exemplo

Exemplo recente foi apresentado pelo secretário de Esporte de Alagoas, Jorge Lins.

“A variação dos preços das passagens aéreas deixou a delegação de Alagoas fora das Olimpíadas Escolares, encerradas no sábado, em Cuiabá. As passagens, cotadas inicialmente em R$ 700,00 subiram repentinamente para R$ 4.500,00 cada uma, inviabilizando a viagem da delegação para a etapa das Olimpíadas, categoria 15 a 17 anos”, afirmou o secretário.

Ranking

O preço das passagens é um dos motivos que coloca o Brasil em quarto lugar na América do Sul entre os países que mais recebem turistas.

“Estamos atrás do Chile, Argentina e até do Uruguai”  – os três primeiros – disse José Osório Naves, representante da Confederação Nacional de Turismo.

“No ranking das Américas estamos em nono lugar. O governo precisa agir” afirmou Osório Naves, sugerindo que o país poderá ter prejuízos durante os megaeventos esportivos, a partir de 2013, com a Copa das Confederações.

O deputado Francsico Escórcio (PMDB/MA), que promoveu a audiência pública, manterá o assunto na pauta da Comissão de Turismo e Desporte no próximo ano.