Blog do José Cruz

Deputados fogem da discussão sobre a prática de educação física na escola

José Cruz

Na sua penúltima reunião do ano, a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados teve em pauta um dos mais importantes temas nesta preparação brasileira aos Jogos Olímpicos: a prática de educação física nas escolas.

Mas dos 21 deputados da Comissão apenas um, o paranaense João Arruda, PMDB, da Frente Parlamentar da Atividade Física para o Desenvolvimento Humano compareceu. E estava lá como presidente da Mesa.

Nem  o assíduo deputado Romário ficou no local. Passou pela sala, assinou o livro de presença e se mandou. O ex-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, Afonso Hamm, fez o mesmo.

Computadores ligados e cadeiras vazias. As excelências  não compareceram para debater sobre educação física na escola

Pior

A reunião durou apenas uma hora, pois havia votação no plenário da Câmara. Pior para os convidados, especialistas que vieram a Brasília especialmente para discutir o tema, e as excelências ignoraram a valiosa contribuição.

Além dessa vergonhosa omissão, entristeceu saber que os ministérios do Esporte e da Educação “discutem o tema”, como informou André Arantes, representante do ministro Aldo Rebelo.

Em 2003, o então ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, reuniu-se com Cristovam Buarque, da Educação, e decidiram:

Vamos formar uma comissão para discutir sobre a prática educação física nas escolas”…

Há nove anos!!!!!  Dois governos!!! Três ministros do Esporte. Outro tanto da Educação…

E um ministério fica em frente ao outro. O da Educação é comandado pelo PT. O do Esporte pelo PCdoB.

Incompetência? Irresponsabilidade? Ambas?

Com o devido respeito ao André Arantes, ex-triatleta que honrou a categoria, profissional de educação física que conhece bem o assunto, mas isso que ele anunciou não dará em nada.

É perda de tempo, convesa para encher reunião esvaziada! O minisro Aldo Rebelo, repete os anteriores. Engana. Está preocupado com os estádios da Copa.

E o prejuízo fica na piora do rendimento escolar, na vergonhosa qualidade de ensino básico e no desperdício de oportunidades para a melhor formação de nossas crianças.

Memória

O presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, lembrou que ''educação física na escola'' foi exaustivamente debatido nas três conferências nacionais do esporte, a partir de discussões na base, nos municípios. Passou pelos estados e veio à plenária em Brasília.

Aqui, decidiram da rumos ao tema. Mas os Ministérios do Esporte e da Educação não estão nem aí para essas conferências. Elas servem para marketing, para mostrar que houve “discussão democrática”. Utopias da ilusão…

O atraso da educação no Brasil é evidente. A ausência da educação física no contexto da formação da intelectualidade dos jovens é tão real quanto as reuniões de mentirinha para resolver o assunto.

Mas somos um país olímpico.

Bah!