Caixa investe R$ 110 milhões anuais no patrocínio a 12 clubes de futebol
José Cruz
A Caixa Econômica Federal investe atualmente R$ 110 milhões anuais em patrocínios a 12 clubes de futebol. As aplicações variam de R$ 30 milhões/ano, no Corinthians, o mais valorizado, a R$ 500 mil/ano, no ASA e no CRB, ambos de Alagoas.
O número de clubes patrocinados e os valores destinados variam ano a ano. Esses patrocínios são independentes das verbas das loterias federais aplicadas no esporte, quase R$ 1 bilhão, em 2014, conforme publiquei na semana passada, aqui.
A verba para o patrocínio de 12 clubes é parte do que a Caixa dispõe par aplicar em publicidade, optando pelos futebol para veicular sua marca, devido à visibilidade da modalidade na TV,principalmente.
Porém, se somarmos as verbas das loterias repassadas ao alto rendimento com o patrocínio aos clubes do futebol teremos investimentos totais de R$ 1 bilhão anual, fora a parceria com o Comitê Paraolímpico, motivo de futuro artigo.
Os valores atualizados de patrocínio são os seguintes, segundo a assessoria da Caixa são os seguintes:
CLUBE | VALOR ANUAL R$ |
Corinthians/SP | 30.000.000,00 |
Flamengo/RJ | 25.000.000,00 |
Vasco da Gama/RJ (1) | 15.000.000,00 |
Atlético Paranaense / PR | 6.000.000,00 |
Coritiba FC /PR | 6.000.000,00 |
EC Vitória ES | 6.000.000,00 |
Sport Club Recife/PE | 6.000.000,00 |
Figueirense FC/SC | 4.500.000,00 |
Chapecoense/SC | 4.000.000,00 |
Atlético Goianiense/GO (1) | 2.400.000,00 |
ABC Futebol Clube/RN | 2.000.000,00 |
América FC / RN | 2.000.000,00 |
CRB / AL | 500.000,00 |
ASA de Arapiraca / AL | 500.000,00 |
T O T A L | 109.900.000,00 |
(1) Licença de uso de imagem; patrocínio em negociação. |