Blog do José Cruz

Tênis continua patinando na Copa Davis

José Cruz

Onze anos depois de ter assumido a presidência da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Jorge Rosa continua colecionando derrotas no Grupo Mundial da Copa Davis, num jejum de três ciclos olímpicos e meio.

A derrota de Thomaz Belucci para o argentino Federico Delbonis, por três sets a um, fechou o confronto de cinco jogos, em Buenos Aires, com vitória dos donos da casa por três jogos a dois. A crônica desse jogo está no UOL Esporte.

Destaque  ten_feijao-marcelo-sayao-efe3

O destaque da campanha brasileira foi João Souza, o Feijão (foto), que mostrou excelente regularidade e desempenho técnicos, aliados a um impressionante equilíbrio emocional, mesmo diante da provocativa torcida argentina. Feijão é o melhor brasileiro no ranking da ATP, em 72º lugar, com Thomaz Bellucci em segundo, 85º.

Investimentos

O tênis brasileiro é patrocinado pelos Correios que, destinou R$ 34 milhões à Confederação de Tênis, nos últimos sete anos. Porém, esses investimentos não repercutem no surgimento de um número expressivo de novos valores, num país de 50 milhões de estudantes. O esporte ainda carece de um projeto de massificação de longo prazo.

ANO R$ milhões
2008/2009

  3,8

2009/2010

  4,2

2010/2011

  4,5

2011/2012

  5,7

2012/2014      15,9
     Total      34,1

Memória

Fora das quadras e em nível de gestão das verbas públicas, continua a espera do relatório do Ministério Público de São Paulo, que desde 2012 investiga denúncias de irregularidades nas contas do presidente da CBT, Jorge Rosa.

A mais recente informação sobre o assunto é de dezembro último, quando a ex-contadora da CBT, Kátia Mueller, prestou depoimento ao Ministério Público paulista.

Na ocasião, ela apresentou recibos de pagamento de contas pessoais de Jorge Rosa, como salários de empregadas domésticas e compromissos financeiros de uma empresa de confecção da família. Cópias dos documentos foram entregues à imprensa.

''Muitas prestações de contas da Confederação Brasileira de Tênis de verbas recebidas dos Correios e do Ministério do Esporte foram feitas com notas fiscais frias ou fabricadas'', revelou a contadora aos promotores paulistas.

Além disso, aguarda-se resultado das investigações sobre a novimentação de seis contas correntes “emprestadas” à CBT, logo que Jorge Rosa assumiu a Confederação, em 2004.

 Para saber mais:

http://esporte.uol.com.br/tenis/ultimas-noticias/2014/12/12/documento-prova-presidente-da-cbt-usou-dinheiro-publico-com-conta-pessoal.htm