Blog do José Cruz

Governo “pedala” e Bolsa Atleta atrasa de novo

José Cruz

Como o esporte contribui nas ''mágicas''  da área econômica, que adia pagamentos para garantir saldo mais robusto do superávit primário

Esta mensagem foi atualizada às 12h35

 Atrasa, de novo, a Bolsa Atleta. Depois do pagamento de julho, o de agosto ainda não foi realizado. O Ministério do Esporte não concorda:

“O benefício não pode ser considerado em atraso, uma vez que está sendo pago no ano subsequente ao evento que capacitou o atleta”…

Esclarecedor!

Os atletas reclamam. Preservo os nomes para evitar retaliações, reais.

O primeiro pagamento cai na conta certinho, no quinto dia útil do mês. Mas na época segundo pagamento começam os atrasos e desculpas. Eu nem sei se isso me entristece ou me revolta… O que eu vou fazer? A última vez que me lembro dos pagamentos do Bolsa Atleta serem feitos pontualmente foi em 2010.”

Atualmente, 6.703 atletas são contemplados programa nas modalidades olímpicas e paraolímpicas. O orçamento para o programa em 2014 é de R$ 181.344.960,00.

Memória

No ano passado, o Ministério atrasou seis meses o pagamento da bolsa. Desculpa: “falha no contrato com a Caixa Econômica”. Mentira!

A verdade se revelou mais tarde. Todo final de ano o governo reduz as despesas e transfere pagamentos de algumas contas para o ano seguinte, numa operação conhecida por “restos a pagar”. Isso ocorre em todos os ministérios para sobrar dinheiro na Secretaria do Tesouro e, assim, aumentar, ilusoriamente, o superávit primário.

Com o cofre mais robusto, a imagem do país cresce lá fora, ganha credibilidade, mas é uma conta maquiada, porque o calote temporário interno contribui para isso. Num momento mais favorável, o governo desbloqueia a conta e o Tesouro paga os atrasados.

É isso deve estar ocorrendo com a Bolsa Atleta, porque esta ano outras contas entraram na “pedalada”. Como lembrou Gil Castello Branco, da Associação Contas Abertas, o governo já fez o mesmo com a Bolsa Família e o Seguro Desemprego. Em julho, o Tesouro segurou a grana e quem pagou a conta foi a Caixa Econômica, contrariando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Até o repasse do imposto sindical para as centrais foi “pedalado”, como revelou o repórter Sérgio Leo, do jornal Valor Econômico, em agosto.

Explicação

Mas, segundo assessores do Ministério do Esporte, a explicação oficial é esta:

O benefício (Bolsa Atleta) não pode ser considerado em atraso, uma vez que está sendo pago no ano subsequente ao evento que capacitou o atleta. Vale lembrar que o Ministério do Esporte quitou em fevereiro de 2014 as oito parcelas restantes da Bolsa-Atleta referente ao pleito de 2013, que normalmente seriam pagas no decorrer de 2014. As outras quatro haviam sido depositadas em setembro (duas), dezembro de 2013 e janeiro de 2014. Entre março e maio de 2013, o ministério havia quitado as bolsas do pleito de 2012. Desta forma, em 11 meses o Governo Federal quitou o pagamento das bolsas de dois anos. Com isso, está eliminada a defasagem de tempo entre resultados do atleta e pagamento do benefício.

Explicações à parte, a verdade é: o mês não foi pago como esperavam os atletas que, por sua vez, se lamentam e “pedalam” suas contas.

Tudo isso deve ser ótimo para ajudar na campanha eleitoral oficial.

Atualização – 12h35

Neste momento fui informado por quatro atletas que ''a bolsa acabou de ser depositada''

Mas teve atleta que competiria no fim de semana e não disputou sua prova, porque não tinha dinheiro para pagar a passagem…

Esse prejuízo depósito algum vai recuperar.

Bolsa Atleta não é favor é lei federal. E o governo tem obrigação de honrar, no prazo.