Blog do José Cruz

CBF consegue criar a subcomissão do futebol na Câmara dos Deputados

José Cruz

A 36 dias da abertura da Copa e em plena euforia com a convocação da Seleção Brasileira, a CBF conquistou importante vitória nos bastidores da Câmara dos Deputados: a Comissão Especial do Proforte, que trata da dívida de R$ 4 bilhões dos clubes de futebol, não será extinta após a votação do projeto, hoje. Os assuntos do futebol ganham, enfim, uma comissão específica numa subcomissão.

Essa decisão fecha a estratégia de atuação da CBF junto aos poderes da República, pois recentemente o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nomeou Vandemberg Machado, lobista da CBF em Brasília, membro do Conselho Nacional do Esporte.

Desprestígio

A continuidade da Comissão Especial do Proforte, agora disfarçada de subcomissão, significa:

O desprestígio da Comissão de Esporte, que já está com pauta esvaziada e reuniões inexpressivas, como se o esporte nacional estivesse muito bem;

O fortalecimento da Bancada da Bola, integrada por parlamentares intimamente ligados a clubes de futebol que, agora, formam a Bancada da CBF, como está bem claro no desempenho desse grupo.

A garantia da continuidade da Comissão do Proforte é do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. Nela serão discutidos temas específicos do futebol numa estranha relação de cartolas que usam seus mandatos de deputados para defender os interesses de seus clubes.

Por exemplo, o presidente da própria Comissão, Jovair Arantes, vice-presidente do Atlético Goianense e, por extensão, amigo do empresário, preso, Carlinhos Cachoeira.

Outros parlamentares conhecidos por seus desempenhos no time da cartolagem também integram a Comissão, como Jovair Arantes (PT/SP), vice-presidente da Federação Paulista de Futebol e amigo do doleiro Alberto Youssef, também preso.

Influência

A influência da CBF na Câmara e Senado é antiga e envolve trocas de favores, como apoio a campanhas eleitorais e concessão de ingressos para jogos da Seleção Brasileira. Nas sessões do Proforte, os contatos e trocas de informações entre representantes da entidade e parlamentares é explícita.

Recentemente, essa relação se fortaleceu, quando o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, nomeou Vandemberg Machado, principal lobista da CBF, membro da Comissão Nacional de Esporte.

Na reunião do Proforte, ontem, quando o projeto de lei que trata da dívida dos clubes seria votada, a presença de cartolas atestava a íntima relação  – e pressão –  aos deputados. Na plateia estavam os presidentes do Flamengo, Vasco, Coritiba e Vitória. O tempo é de Copa, mas o jogo está com a Bancada da Bola.

Agora vai!