Blog do José Cruz

A duas semanas da Copa, Mané Garrincha pede água

José Cruz

O Governo do Distrito Federal não admite, mas funcionários que trabalham na instalação de uma rede de água em direção do estádio Mané Garrincha informaram que o novo encanamento destina-se a reforçar o abastecimento do principal palco da Copa do Mundo, em Brasília.

A obra, a duas semanas da abertura do Mundial da Fifa, destina-se a instalar uma rede com extensão aproximada de 800 metros. O encanamento ligará o R1 (Rerservatório1) da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) ao estádio de futebol.

 

Como o UOL Esporte já divulgou, em reportagem de Aiuri Rebello, o estádio de Brasília, que custou R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos, segundo o Tribunal de Contas do Distrito Federal, foi construído, segundo informação oficial, seguindo os conceitos de sustentabilidade, com sistema de captação da água da chuva. O projeto previa quatro reservatórios, com capacidade para armazenar cerca de 1.400 metros cúbicos de água, para uso nos sanitários e serviços de conservação do mais novo monumento esportivo da capital.

Informação oficial

Consultada sobre as escavações e instalação de rede, a Coordenadoria de Comunicação para a Copa (ComCopa), do Governo do Distrito Federal (GDF), informou que, “segundo a Caesb, trata-se de uma obra para isolar uma rede que passa por dentro do Autódromo Nelson Piquet (na região do estádio). Em relação à captação de água da chuva, a primeira fase do sistema de captação e armazenamento da água da chuva  está em funcionamento”.

A obra

Dez funcionários trabalhavam em duas frentes, na manhã desta terça-feira. Uma escaveira abre uma vala que recebe a tubulação de 160 milímetros. Em outra frente, três funcionários soldam os tubos (cada um com aproximadamente 15 metros). Como mostram as fotos, a escavação da vala é em direção ao estádio Mané Garrincha, distante 500 metros do Autódromo, onde a Caesb diz estar “isolando uma rede”.

Para saber mais:

http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/03/13/mais-caro-do-mundial-mane-garrincha-recebe-copa-sem-entorno-e-selo-verde.htm