Blog do José Cruz

Brasil olímpico fica em 11º no Mundial de Revezamento

José Cruz

Sem pódio, o Brasil terminou em 11º lugar o primeiro Campeonato Mundial de Revezamento no Atletismo, encerrado no domingo, em Nassau, nas Bahamas.

Com 500 atletas de 43 países, os Estados unidos venceram, com 60 pontos (cinco medalhas de ouro), seguidos da Jamaica, com 42 e Quênia, 35 pontos.

O Brasil ficou em 11º lugar, atrás do Quênia, Jamaica, Trinidad e Tobago, Bahamas, São Cristóvão e Nevis, Etiópia e Nigéria.
Os melhores resultados do Brasil na competição foram:

4º lugar no 4×100 masculino

7º lugar no 4×100 feminino

7º lugar no 4×400 masculino

8º lugar no 4×400 feminino.

Mesmo sem pódio, as equipes brasileiras do 4x100m e do 4×400 m, masculina e feminina, garantiram vaga no Campeonato Mundial da China, em 2015, a principal competição da temporada para o Atletismo.

Detalhes…

É a primeira vez em competições de grande porte (Mundial ou Olimpíadas) que o

Brasil é superado pela Venezuela em provas de revezamento (foram duas derrotas para os venezuelanos em Nassau).

E no “placing table”, que classifica os países atribuindo pontos da primeira à oitava colocação em cada prova, o Brasil terminou na 11ª colocação, novamente atrás da Jamaica, do Quênia, de Trinidad e Tobago, das Bahamas e da Nigéria.

E agora?

Em um país “olímpico”, com 55 milhões de estudantes em idade escolar sendo 40,6 milhões em escola pública (dados de 2010), quantos Joaquim, Adhemar, João do Pulo, Maurren, Fabianas, Dudas, entreoutros talentos, são perdidos nos corredores e pátios das nossas escolas, devido à falta da elementar educação física e de projetos para identificar talentos no esporte?

Por que ainda não foi implantado um circuito nacional de competições de atletismo no ensino médio? O que faz a Confederação Brasileira de Desporto Escolar neste sentido? E a CBAt?

Por que ainda não temos uma liga universitária de atletismo? O que diz a Confederação Brasileira de Desporto Universitário? E a CBAt?

Por aqui, o atletismo é uma modalidade secreta, pois só é transmitido através da televisão fechada / televisão por assinatura, quando é. Como vai se popularizá-lo e angariar novos praticantes entre a garotada, se a maioria  da população não têm acesso à TV por assinatura?

O que diz o Ministério do Esporte sobre essa realidade, em particular o “competente” secretário nacional de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves?

 Para saber mais:

 http://rodolfolucena.blogfolha.uol.com.br/

 http://en.wikipedia.org/wiki/2014_IAAF_World_Relays#Medal_table