Blog do José Cruz

Basquete: ação entre amigos financiada por verbas públicas

José Cruz

Nos últimos 17 anos, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) teve apenas dois presidentes: Gerasime Grego (1997/2009) e Carlos Nunes, até hoje. Nesse tempo, um fez oposição ao outro e muitos acreditaram que isso era real.

Hoje, o companheiro Fábio Balassiano publica em seu blog, Bala na Cesta, especializado em basquete,  uma oportuna história sobre essa dupla, que repercuto aqui, porque a sujeira do esporte, financiada por muita verba pública, precisa ser escancarada. Só em dois anos, 2011/12, foram R$ 50 milhões de dinheiro oficial…

O primeiro capítulo (o segundo é mais estarrecedor)  é o seguinte, conforme o próprio Fábio escreveu:

1  – Grego é presidente da CBB entre 1997 e 2009. Seu vice, Carlos Nunes, presidente da Federação Gaúcha.

2 – Em maio de 2009, Carlos Nunes passa a ser “adversário'' de Grego nas eleições e vence.

3 – Em março de 2013 há nova eleição. Quem é o candidato da “oposição''?  Grego.

4 – Em março de 2014, Grego, o tal candidato da “oposição'' de meses antes, aprovou as contas de Carlos Nunes na qualidade de representante da Federação do Maranhão. Federação do Maranhão que o apoiou na eleição passada e que colocou uma liminar antes do pleito.

5 – Agora, abril de 2014, Grego e Nunes, mais unidos do que nunca, fazem parte da mesma chapa na Associação de Basquete da América do Sul (Abasu). E quem é o “vice presidente de Desenvolvimento?” Carlos Nunes. É o oficial retorno da dupla que comanda o basquete brasileiro desde 1997.

O futuro

Está claro que ao levar Carlos Nunes para a Abasu, Grego garantiu o apoio do cartola de hoje à sua candidatura, na eleição de 2017 na Confederação  de Basquete. E vencerá, porque Carlinhos não poderá se reeleger, mas apoiará Grego que ficará mais quatro anos no poder.

Assim, serão 24 anos da CBB nas mãos de apenas duas pessoas! Rodízio entre amigos, agora remunerados, porque a verba pública permite ser usada para pagar salário de cartola. Que tal?

Só no ano passado o Ministério reservou R$ 14 milhões par a CBB…

Segundo capítulo

Leiam a coluna de Fábio, aqui, para verem o que essa dupla, Carlinhos-Grego, é capaz de fazer “pelo bem” do basquete…