Blog do José Cruz

Copa 2014: “Todo mundo de olho no Brasil”

José Cruz

O Tribunal de Contas da União avaliou que teve avanços na fiscalização dos gastos oficiais com a preparação do país para a Copa do Mundo. Mas a percepção de transparência pelo torcedor ainda é baixa, segundo uma pesquisa encomendada pela revista “Em Discussão”, do Senado Federal, que detalha, em 56 páginas de reportagens, sobre a realização do Mundial de Futebol no Brasil.

“Todo mundo de olho no Brasil” é a manchete da revista, lançada ontem. É  um relatório histórico para ser guardado, com informações valiosas e números oficiais dos investimentos públicos, por setor  – R$ 26 bilhões, até aqui.

Os editores tiveram o cuidado de fazer uma retrospectiva sobre o que ficou do primeiro grande evento esportivo no Brasil, os Jogos Pan-Americanos de 2007, e o que se projeta para a Copa.

“No que diz respeito ao legado, assim como no caso da Copa do Mundo, há dificuldades de apontar os benefícios do Pan para o Rio de Janeiro. Imediatamente, porém, as reclamações se concentram na falta de obras de infraestrutura de mobilidade urbana que melhorassem a vida da população”, escreveu o editor-chefe da revista, João Carlos Teixeira.

A íntegra da revista está aqui:

http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/emdiscussao/copa-do-mundo-no-brasil-2014.pdf