Blog do José Cruz

Copa, saúde, segurança, educação…

José Cruz

O secretário de futebol do Ministério do Esporte, Toninho Nascimento, participou hoje do programa SporTV e criticou a falta de boas notícias sobre a Copa do Mundo. ''Não há notícia boa?'' – indagou.

Para Toninho, mesmo sem Copa no Brasil, os gravíssimos problemas da saúde, educação e segurança não seriam resolvidos. Quem disse isso foi um assessor direto de ministro de Estado! Logo, é o governo federal manifestando sua incompetência para levar à população serviços prioritários!

Mas para a Copa há competência. Foram respeitados os “padrões Fifa”, liberados recolhimentos de impostos, facilitados financiamentos bancários e respeitados prazos para erguer 12 gigantescos estádios. Por que essa eficiência do governo para o futebol num evento que projeta lucro de R$ 8 bilhões para a Fifa?

Toninho também defendeu o Proforte, o projeto de lei que está sendo debatido na Câmara dos Deputados para trocar 90% da dívida dos clubes por serviços em favor da comunidade. Os restantes 10% do débito poderão ser pagos em 240 meses. Algum contribuinte tem esse benefício do governo?

Pior:

o projeto será aprovado às pressas, agora, neste semestre, indo logo ao Senado, onde o rolo compressor do governo aprova tudo. E o ministro Aldo Rebelo terá dado sua contribuição para o ''fortalecimento'' do futebol.