Blog do José Cruz

Barbárie, lei e omissão no futebol

José Cruz

ESTATUTO DE DEFESA DO TORCEDOR

LEI No 10.671, DE 15 DE MAIO DE 2003

A farsa

Art. 41. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios promoverão a defesa do torcedor, e, com a finalidade de fiscalizar o cumprimento do disposto nesta Lei, poderão …

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES Gerais

Art. 1o-A.  A prevenção da violência nos esportes é de responsabilidade do poder público, das confederações, federações, ligas, clubes, associações ou entidades esportivas, entidades recreativas e associações de torcedores, inclusive de seus respectivos dirigentes, bem como daqueles que, de qualquer forma, promovem, organizam, coordenam ou participam dos eventos esportivos.

CAPÍTULO IV

DA SEGURANÇA DO TORCEDOR PARTÍCIPE DO EVENTO ESPORTIVO

Art. 13. O torcedor tem direito a segurança nos locais onde são realizados os eventos esportivos antes, durante e após a realização das partidas.

CAPÍTULO XI

DAS PENALIDADES

Art. 37. Sem prejuízo das demais sanções cabíveis, a entidade de administração do desporto, a liga ou a entidade de prática desportiva que violar ou de qualquer forma concorrer para a violação do disposto nesta Lei, observado o devido processo legal, incidirá nas seguintes sanções:

I – destituição de seus dirigentes, na hipótese de violação das regras de que tratam os Capítulos II, IV e V desta Lei;

II – suspensão por seis meses dos seus dirigentes, por violação dos dispositivos desta Lei não referidos no inciso I;

III – impedimento de gozar de qualquer benefício fiscal em âmbito federal; e

IV – suspensão por seis meses dos repasses de recursos públicos federais da administração direta e indireta, sem prejuízo do disposto no art. 18 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998.

Enquanto isso …

… o Ministério do Esporte fez uma “nota de repúdio” pedindo para identificar os agressores.

Mas os agressores preliminares são as próprias autoridades, que não agem preventivamente e fazem da lei um documento de prateleira, apenas.

A íntegra do Estatuto de Defesa do Torcedor está aqui

http://www.mpce.mp.br/nespeciais/nudetor/legislacao/Estatuto_do_Torcedor-Lei_10671.pdf