Desafios da Copa: Brasil perde para o Uruguai no ranking do turismo
José Cruz
Preço de passagens aéreas provoca prejuízos ao esporte
O turismo interno durante os megaeventos esportivos, de 2013 a 2016 estão ameaçados no Brasil.
O alerta foi feito na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, durante audiência pública, ontem, com representantes do setor.
O representante da Confederação Nacional de Turismo, Jorge Osório Naves, denunciou que o Brasil “empacou” em cinco milhões de turistas nos últimos vinte anos. Isto é, há duas décadas não há crescimento no ingresso de estrangeiros no Brasil.
O problema é grave e ocorre principalmente devido o elevado preço das passagens aéreas internas.
Exemplo
Exemplo recente foi apresentado pelo secretário de Esporte de Alagoas, Jorge Lins.
“A variação dos preços das passagens aéreas deixou a delegação de Alagoas fora das Olimpíadas Escolares, encerradas no sábado, em Cuiabá. As passagens, cotadas inicialmente em R$ 700,00 subiram repentinamente para R$ 4.500,00 cada uma, inviabilizando a viagem da delegação para a etapa das Olimpíadas, categoria 15 a 17 anos”, afirmou o secretário.
Ranking
O preço das passagens é um dos motivos que coloca o Brasil em quarto lugar na América do Sul entre os países que mais recebem turistas.
“Estamos atrás do Chile, Argentina e até do Uruguai” – os três primeiros – disse José Osório Naves, representante da Confederação Nacional de Turismo.
“No ranking das Américas estamos em nono lugar. O governo precisa agir” afirmou Osório Naves, sugerindo que o país poderá ter prejuízos durante os megaeventos esportivos, a partir de 2013, com a Copa das Confederações.
O deputado Francsico Escórcio (PMDB/MA), que promoveu a audiência pública, manterá o assunto na pauta da Comissão de Turismo e Desporte no próximo ano.