CBDA: enfim, surge oposição a Coaracy Nunes. Só faltam os apoios…
José Cruz
Ex-atleta e jornalista, que criou o prestigiado site Swim It Up, Julian Romero é o candidato de oposição ao atual presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, há duas décadas no poder
A eleição será em março, mas para confirmar a inscrição a chapa “Muda CBDA” precisa do apoio de cinco presidentes de federações. Terá?
É aí que começam as limitações da democracia no esporte, pela falta de liberdade para candidaturas abertas.
Será a partir dos apoios que a Julian e seus companheiros receberão que poderemos avaliar até que ponto vai o servilismo dos cartolas estaduais e a limitação da ditadura esportiva já consagrada no Brasil.
CHAPA MUDA CBDA
PRESIDENTE: JULIAN AOKI ROMERO
VICE-PRESIDENTE: RODRIGO OCTAVIO COELHO DA ROCHA E CASTRO
CONSELHO FISCAL – TITULARES:
1. CARLOS EDUARDO FERNANDES PIRES
2. RAUL CRESPO MAGALHÃES
3. RENATA DE ARAÚJO LEÃO
CONSELHO FISCAL – SUPLENTES:
1. EDUARDO AQUILES FISCHER
2. FELIPE SILVA PIRES DE FREITAS
3. CAROLINA MONCORVO
Mensagem de Romero
Caros Senhores Presidentes de Federação,
Venho pedir encarecidamente seu apoio para nossa chapa de candidatura à presidência da CBDA para o quadriênio 2013-2016.
Por 20 anos a Confederação não conta com uma alternativa de candidato à situação. Eu quero ser e dar essa alternativa.
Nossa chapa é composta de ex-atletas. Como candidato à vice-presidente, temos o recém-aposentado Rodrigo Rocha Castro, atleta olímpico em 2000, 2004 e 2008, um grande exemplo de líder nas piscinas.
Já no quadro do Conselho Fiscal, contamos com a participação de outros atletas, pessoas que entendem os problemas da comunidade aquática.
Na beira da piscina, sabemos das insatisfações, das injustiças e da falta de transparência quando assuntos que são de interesse dos atletas estão em jogo. Estes, junto com os técnicos e suas equipes, devem ser ouvidos.
Mas, na estruturação da Confederação, as Federações devem ser tratadas como seu braço direito, dando suporte em decisões que não só envolvam voto, mas também em áreas financeiras e técnicas. Não é questão de direito da Federação, mas sim uma relação empresarial matriz-sede: para a matriz ser forte ela deve fortalecer suas sedes. Apesar de ser uma chapa composta de ex-atletas, queremos que as Federações nos dêem suporte político onde é necessário e onde sentimos que é importante a presença de sua pessoa e contar com suas habilidades e experiência.
A redistribuição de verba recebida pela Confederação entre as Federações será o um compromisso inicial de campanha. Haverá aporte financeiro às Federações para suprir as necessidades básicas e execução de campeonatos estaduais de qualidade. É um primeiro passo dentre tantos outros.
Sou favorável à reeleição única do Presidente da Confederação. A mudança no Estatuto para alterar esta ilimitação de poder é outro compromisso.
Mas, mais do que tudo, sou favorável à democracia numa entidade que detém o direito de explorar cinco modalidades esportivas, tornando-a lucrativa ao ponto de que verbas públicas sejam complementares à receita da Confederação, não como receita básica. Para tanto, é preciso que também conste em Estatuto que toda eleição deva ter 2 ou mais candidatos à presidência, possibilitando assim o enaltecimento da entidade, e não de uma só pessoa.
Poderia continuar o discurso, mas o prazo para registro de chapa é curto. Até o dia 16 de novembro precisamos de 5 Federações nos apoiando. Gostaria imensamente que uma delas seja você. Lembro-lhes que a votação é secreta por Estatuto.
Caso tenha outra dúvida a respeito desta chapa, estou à disposição.
Agradeço pela atenção e reitero meu pedido de seu apoio para esta chapa.
Atenciosamente,
Julian Romero
p.s: Senhor Presidente, não tema retaliações, afinal, o voto é SECRETO!!!