Para onde vai o Brasil Olímpico?
José Cruz
Enquanto algumas mentes brilhante, como o deputado Walter Feldman (PSDB), quer introduzir o jogo de pôquer nas escolas brasileiras, em vários países os esportes já figuram há décadas em seus sistemas educacionais:
Japão
Japão tem judô como disciplina escolar e estimula ''golpe perfeito''
http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u399598.shtml
Cuba
O segredo desse sucesso esportivo está escondido em prédios de aparência feia. Não há dinheiro para a manutenção, mas, lá dentro, crianças aprendem a ser atletas. Em Cuba, o principal instrumento para se praticar esportes não é uma bola, uma chuteira, uma sapatilha, uma raquete, mas sim a carteira escolar. Aos cinco anos de idade, uma criança escolhe uma modalidade e passa a praticá-la diariamente na escola. http://tinyurl.com/c5fdm3a
Coréia do Sul
Em alguns países, como na Coréia, o treinamento de taekwondo é matéria obrigatória nas escolas. Em 1962 o governo coreano decretou a prática da modalidade nas aulas de Educação Física a partir do primário
http://www.tkdrio.com.br/a_arte_marcial_historia.asp
Jamaica
Investimento na base, o segredo do sucesso do atletismo da Jamaica Nas escolas ou nas praias, a correria jamaicana está em todas as partes. Mas o caminho é um só: começa como uma brincadeira no colégio – durante as aulas de educação física…
http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-reporter/noticia/2011/05/investimento-na-base-o-segredo-do-sucesso-do-atletismo-da-jamaica.html
Comparações
PAÍS | POPULAÇÃO | ÁREA EM Km² | |
Brasil | 192milhões | 8,5 milhões | |
Japão | 127 milhões | 377 mil | |
Coréia | 48,6 milhões | 99 mil | |
Cuba | 11,2 milhões | 110 mil | |
Jamaica | 2,8 milhões | 10 mil |
Quadro geral de medalhas olímpica
(Atenas 1896 – Pequim 2008)
PAÍS | POSIÇÃO | OURO | TOTAL |
Japão | 12ª | 123 | 360 |
Coréia | 17ª | 68 | 215 |
Cuba | 18ª | 67 | 194 |
Brasil | 37ª | 20 | 91 |
Jamaica | 42ª | 13 | 53 |
Fonte: http://quadrodemedalhas.com/olimpiadas/quadro-de-medalhas-dos-jogos-olimpicos.htm
Análise
Dos quatro países que associaram o esporte ao sistema educacional- escolar três têm desempenho olímpico largamente superior ao do Brasil, seja na posição geral no ranking, no número de medalhas de ouro ou no total de pódios: Japão, Coréia do Sul e Cuba.
Apenas a Jamaica é suplantada pelo Brasil. Mas comparem a população e área territorial entre os dois países…
Porém, na última edição dos Jogos Olímpicos (Pequim 2008), a pequena Jamaica teve três medalhas de ouro a mais que o Brasil, resultado de seu programa esportivo-educacional comparado com a estagnação ou retrocesso de nossa ''política de esporte”?
Populações
É importante considerar as populações entre os países analisados.
No Brasil, temos 33 milhões de escolares. Isto é, três vezes mais que a população de Cuba e 12 vezes (reparem, 12 VEZES) a população jamaicana. Que tal?
Questões preliminares:
- A quem compete identificar atleta no Brasil?
- Ao ser identificado um candidato a atleta para onde encaminhá-lo?
- Se nem as confederações nem o COB têm o compromisso com a formação de atletas, por que recebem tanto dinheiro público? E o que fazem com a grana?
- Qual a posição do Ministério do Esporte – agora sob nova direção – sobre o assunto?
- Diante desse quadro, com base em quê a III Conferência Nacional do Esporte estimou o Brasil entre as 10 potências olímpicas nos Jogos 2016?
- E se a meta não for alcançada, quem responderá pelo fracasso?
- Como explicar nossas limitada participação olímpica diante da fartura de recursos públicos entregues aos órgãos olímpicos e clubes? Lei Agnelo Piva, Lei de Incentivo ao Esporte, Bolsa Atleta, patrocínio sete estatais, orçamento do Ministério do Esporte e loterias federais.
- Finalmente: qual a análise do Ministério do Esporte sobre estas questões, nove anos depois de ter sido criado?
Atualizado às 13h de 20/2/2012
O professor Fernando Franco, do Centro de Estudos de Atletismo, contribui com oportunas informações sobre o tema em debate:
Na comparação de medalhas olímpicas é oportuno lembrar que o Brasil participa em quase todas as modalidades de esportes, com quantidade de atletas superior aos citados no seu último post. Confira:
Jogos de Pequim – 2008
Brasil: 469 atletas disputando em 32 modalidades.
Jamaica: 56 atletas disputando apenas no atletismo