Blog do José Cruz

País olímpico, país sério! Deputados, então, nem se fala!

José Cruz

O Brasil está a quatro anos de receber os Jogos Olímpicos.

Qual a ação efetiva do Ministério da Educação conjugada com o do Esporte e o da Saúde para envolver as escolas e universidades no processo?

Enquanto isso…

Deputado federal defende que pôquer seja praticado nas escolas como esporte

Gustavo Franceschini
Do UOL, em São Paulo

O deputado federal Walter Feldman, entusiasta do pôquer, foi longe ao avaliar a modalidade, na última sexta-feira. Na abertura da etapa final do circuito latino-americano (LAPT, na sigla em inglês), o ex-secretário de esporte de São Paulo disse que o pôquer deveria chegar às escolas.

“Eu falei no ano passado e isso gerou uma grande polêmica. E eu falo de novo. O pôquer deveria ser introduzido nas escolas. A queda do preconceito fará do pôquer um dos esportes mais importantes do país”, opinou Feldman, que tenta aproximar a prática do pôquer com a do xadrez, que já é praticado em clubes-escola da prefeitura de São Paulo.

Mais que uma proposta, a declaração é uma manifestação de apoio de Feldman ao esporte. De volta a Brasília depois de um tempo em Londres, o ex-secretário paulistano diz que primeiro tem de inserir o pôquer na lista de temas a serem discutidos pelos deputados na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara.

Somente depois disso Feldman proporia algo mais concreto. A prioridade dos praticantes é regulamentar a atividade, com a implantação de um sistema de tributação específica para o pôquer, além de outras regras.

O político foi convidado de honra da abertura do LAPT, que acontece até o fim do Carnaval em um hotel de São Paulo. Quando ainda era secretário, Feldman foi a Bahamas acompanhar um torneio de pôquer, comprou a briga da modalidade e costurou o acordo que levou a capital paulista a sediar o evento de abertura do circuito latino-americano, no ano passado.

Agora, São Paulo recebe a etapa que encerra a quarta temporada do LAPT depois de o esporte ter sido reconhecido pela Associação Internacional de Esportes da Mente e de ter recebido o “aval” do Ministério do Esporte brasileiro. Para o deputado, o estigma de que se trata de um jogo de azar já ficou para trás.

Realizado paralelamente ao Carnaval, o evento trouxe para o país alguns nomes de destaque do esporte no mundo. Daniel Negreanu é o grande astro da festa. Dono de quatro vitórias no circuito mais importante do pôquer mundial, o canadense é o convidado de honra do LAPT.

“Quero vir para cá há anos. Meus amigos brasileiros falam muito bem do país quando vão a Las Vegas jogar. Sei que aqui tem mulheres lindas. quero ver vocês no Carnaval”, disse Negreanu, em sua breve apresentação. Ao todo, 340 pessoas, entre jogadores amadores e profissionais, estão na disputa pelo prêmio principal, que será decidido na próxima segunda.

Quem é?

Walter Feldeman é deputado federal, um dos fundadores do PSDB, mas aliado a Gilberto Kasab (PSD).

Nos últimos seis meses morou no Reino Unido, como ''embaixador'' da prefeitura de São Paulo.

Objetivo da viagem: acompanhar a organização das Olimpíadas de Londres. Retorna com esta baita contribuição ao esporte brasileiro. Bah!

Agora vai.

Para saber mais:

Entrevista à revista Época

http://revistaepoca.globo.com/Brasil/noticia/2012/01/feldman-volta-para-o-brasil-faz-pazes-com-alckmin-e-desiste-de-sair-do-psdb.html