Blog do José Cruz

Quanto pesa o Marrocos no circo da Fifa?

José Cruz

Geraldo Hasse

Anunciado pela Fifa como sede do Mundial de Clubes de 2013 e 2014, o Marrocos não é marinheiro de primeira viagem em eventos esportivos. Há mais de vinte anos esse país agrícola do norte da África, com pouco mais de 30 milhões de habitantes, busca espaço no rico mundo do futebol. No final da década de 1980, disputou o direito de sediar a Copa de 1994, afinal realizada nos EUA.

Se está no jogo, agora como antes, é porque tem grana para apostar. Bem como a Fifa aprecia e o Diabo gosta, a grana marroquina se concentra nas mãos da família real e poucos apaniguados, o que tende a facilitar a concretização de negócios no âmbito do turismo — palavra que abrange várias atividades, do transporte à hotelaria, passando pela gastronomia, a música e a prostituição. Nesse circo armado para que times de todos os continentes tenham chance de chegar à grande final, os espetáculos esportivos são a cereja do bolo.

O continente africano está chegando tardiamente ao mundão dos eventos esportivos. Já estaria nadando de braçada ao lado das Américas, da Ásia e da Europa se não vivesse tropeçando em recorrentes problemas de subdesenvolvimento econômico e cultural. Já nos tempos de João Havelange a Fifa investia na expansão do futebol na África. O grande parceiro era a Coca-Cola.

Um dos protagonistas centrais dessa epopéia, lá no começo, foi o Santos de Pelé, cujo time – campeão do mundo em 1961 e 1962 — lotava estádios e produzia goleadas em campos sem grama e com escassa cobertura de agências noticiosas internacionais. Jogava por cachês milionários (para a época), metade deles embolsados pelo próprio Craque Café. Também o Botafogo de Garrincha fez excursões pelo continente negro, aproveitando o saldo da fama das Copas de 58, 62 e 70. Com tudo isso, a África levou quase meio século para sediar uma Copa do Mundo. A festa da África do Sul em 2010 revelou que o continente negro continua cheio de problemas que o futebol ajuda a mascarar.

Torneio do Rei

Todo esse contexto de décadas remete a uma história vivida por um grupo de jornalistas brasileiros convidados* a conhecer o Marrocos em julho de 1987. Não foi uma daquelas visitas convencionais, com guias e autoridades mostrando instalações esportivas, aeroportos, estradas e hotéis. Para animar os convidados de sete países mais os donos da casa, o trade turístico marroquino inventou um torneio de futebol entre jornalistas.

Esse programa mezzo amador, mezzo profissional, concebido para provar que o país tinha condições de sediar a Copa de 1994, não funcionou. Sem acreditar nas possibilidades de o Marrocos sediar uma Copa, a maioria dos jornalistas encarou a viagem como passeio grátis e o torneio como festa de fim-de-semana num país exótico. Praticamente ninguém buscou informações sobre a infraestrutura turística do Marrocos. Os próprios marroquinos pareciam descrer do projeto bancado pelo rei Hassan II, dono de metade dos negócios do país.

Além de brasileiros e marroquinos, compareceram jornalistas da Itália, França, Espanha, Portugal, Senegal e Tunísia. Cada “seleção” jogou três partidas na sexta, sábado e no domingo, sem o descanso recomendado pela Fifa, sob o calor senegalesco de Agadir, a Miami da África.

A “seleção brasileira” foi convocada pela Fenaj. Um dos seus diretores, José Paulo Kupfer, não teve dificuldade em conseguir três jogos de material esportivo com a Alpagatas, fornecedora dos uniformes (Topper) da Seleção da CBF. Camiseta amarela, calção azul, meias brancas. Sim, a seleção brasileira de jornalistas vestiu a gloriosa camiseta canarinho nessa jornada africana.

Prevalecendo o critério de representação geográfica, a caravana fenajosa reuniu gente do Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. No total, 19 pessoas, sendo três mulheres. Viajou quem tinha passaporte ou arranjou folga ou estava de férias ou era frila ou estava desempregado.

Como alguns não tinham prática no esporte bretão, foi possível apenas formar a espinha-dorsal de um time. A princípio, a equipe contava com um goleiro de nível de Seleção, pois fazia parte da caravana Raul Plassmann, ex-Cruzeiro, ex-Flamengo, na época agente turístico da Air Maroc, estatal de aviação do Marrocos.

Dublê de guia e comentarista da TV Globo, Raul dispensou-se de atuar como goleiro ao ver o desempenho de Madson, jornalista de Natal, que fechou o gol nos treinos. Solidário, o craque imortalizado pelo uso de camisa amarela no gol do Cruzeiro acabou ocupando a vaga de treinador, inicialmente reservada para o célebre João Saldanha, outro jornalista global, que ficou no Rio, com uma distensão na língua.

Em tempos pré-internet já se cogitou mobilizar a equipe brasileira para escrever essa história que merece ficar nos anais da crônica esportiva, mas nunca foi possível coordenar uma narrativa conjunta. Agora talvez seja mais fácil recontar o causo completo a 22 mãos ou mais. Para alguns, a viagem ao Marrocos foi uma simples aventura turística mas para outros foi uma grande e inesquecível jornada futebolística.

Em Agadir, cidade turística com cerca de 100 mil habitantes, reconstruída após o terremoto de 1961, as crianças chamavam os jornalistas brasileiros por nomes familiares: ''Sócrates!'', ''Zico'', ''Falcão'', “Careca!”, craques que nessa época jogavam na Itália, ali perto, e tinham brilhado nas Copas de 82 e 86.

Nem a fantasia superaria tudo aquilo. Era real, mágico, inverossímil. Um dos jornalistas recusou-se a assinar um autógrafo: “Veja a minha barriga, sou jornalista, não sou jogador de futebol”, disse ao garoto que insistia no souvenir. Alguns membros da comitiva sorriam intimamente gratificados por essa maravilhosa identificação popular oriunda do reconhecimento do talento futebolístico dos brasileiros.

Na abertura do Torneio do Rei, o estádio municipal lotado juntou 15 mil pessoas. E, segundo a versão entusiasmada dos garçons do Hotel Atlas de Agadir, as partidas foram transmitidas pelo canal estatal de TV, visando especialmente a agradar ao rei, que vive em seu palácio em Rabat, a duas horas de carro da capital do sul do Marrocos.

Ao que consta, o único jornal brasileiro que publicou alguma coisa sobre essa bizarra excursão brasileira foi O Estado de S. Paulo, que mandou uma ''enviada especial'': Kássia Caldeira, recém-chegada do Estado de Minas, onde fora uma das primeiras repórteres a cobrir a área de esportes. A revista Imprensa, editada então por Manoel Canabarro, publicou uma nota sarcástica na seção Gente da edição de setembro de 1987. Nela aparece uma foto do time brasileiro acuado numa barreira: meia dúzia de canarinhos se encolhendo e se protegendo de uma bolada na cobrança de uma falta.

O time brasileiro terminou em 4º lugar, após um desempenho sofrível: na estréia ganhou por 1 a 0 da Tunísia e em seguida levou 3 a 0 do Senegal. Na disputa pelo terceiro lugar, perdeu nos pênaltis para Portugal, depois de um renhido 1 x 1 – foi o único jogo do torneio que teve briga, provocada por um desentendimento brutal entre o goleiro brasileiro e o centroavante português. Considerando o sol inclemente, as altas temperaturas, a falta de preparo físico e o rigor das disputas, a “seleção brasileira” deu-se por satisfeita por voltar inteira ao Brasil, só lamentando uma violenta torção no joelho do mineiro Manoel e quatro pontos na testa do gaúcho Luiz Armando Vaz.

Além do goleiro que colocou Raul para a reserva, os melhores da equipe eram os dois de Brasília e Guilherme Cunha Pinto, o Jovem Gui, que jogava como meia-atacante e era muito respeitado porque aos 19 anos fora para a Europa tentar o futebol profissional e sobrevivera um ano num time da segunda divisão da Suíça. Numa das assembléias prévias para discutir a escalação e a tática do jogo de estréia, Gui mostrou o seu outro talento, como contador de histórias (era repórter especial da Play Boy): “Não me venham com táticas nem estratégias. Se pudermos ganhar o jogo, tudo bem, mas acreditem que estou aqui realizando um sonho de criança”. E calou a todos falando por cada um: “Quando eu era criança, eu me imaginava jogando bola num estádio qualquer com a camiseta da Seleção Brasileira.” E fechou assim: “Me deixem continuar sonhando”.

Entre uma partida e outra, os jornalistas foram levados a conhecer as principais cidades do país: Marrakesh, Meknes, Fes, Casablanca e Rabat, a capital. Segundo a versão oficial, em duas dessas cidades já havia estádios para 100 mil pessoas, coisa que ninguém chegou a conferir, pois tanto a viagem como o torneio e tudo o mais embalavam os convidados num clima surrealismo. Acreditava quem quisesse, iludia-se quem pudesse.

Essa história faz parte de uma época em que mal começava a germinar a semente do narcofutebol, com essas transações milionárias que agora dominam os bastidores do esporte. No Marrocos daquele final dos anos 1980, parecia prevalecer ainda o amor ao esporte. Jogava-se pela gana de jogar. Todos os participantes do torneio, desde os organizadores até os “atletas”, estavam ali para brincar, sem saber que dali por diante os interesses mercantis começariam a arruinar o futebol.

O Marrocos perdeu de goleada para os EUA na disputa para sediar a Copa do Mundo de 1994. Agora esse país tropical, que está para a África como o Peru está para a América do Sul, conseguiu a escalação como sede do Mundial de Clubes de 2013 e 2014. Quanto lhe custou, quanto lhe custará essa indicação? Uma grana pesada, com certeza.

É possível que alguns membros da delegação brasileira tenham uma noção dos valores em jogo. Não me surpreenderia se o próprio Raul Plassmann, que trabalhou para a empresa aérea do Rei do Marrocos, soubesse detalhes das transações entre a Fifa e Rabat. Alô, Raul: vai que essa bola é sua!

* Seleção Brasileira de Jornalistas que foi ao Marrocos em julho de 1987

AM – Deocleciano de Souza

CE – José Paulo de Araujo

DF – Marcos Lisboa e Hamilton

ES – Jésus Miguez

MG – Manoel Guimarães, Luiz “Peninha” Bernardes (com Leonor) e Humberto (Juiz de Fora)

RJ – Octávio Costa, Wilson Timoteo (com Vilma) e Raul Plassmann

RN – Madson

RS – Luiz Armando Vaz

SP – Edgar Alves, Guilherme Cunha Pinto e Geraldo Hasse

Geraldo Hasse é jornalista gaúcho e colaborador deste blog