Blog do José Cruz

Alcino Reis deixa a Secretaria do Futebol do Ministério do Esporte

José Cruz

Confirmou-se hoje a saída de Alcino Reis Rocha da Secretaria de Futebol do Ministério do Esporte, conforme antecipei, no final de dezembro.

Ligado ao grupo do ex-ministro Orlando Silva, Alcino pediu para sair depois de um desentendimento com o ministro Aldo Rebelo. A exoneração foi publicada no Diário Oficial de hoje.

Segundo um deputado, Alcino teria discordado de Aldo, que mandou anular o convênio do Ministério do Esporte com o Sindicato do Futebol, no valor de R$ 6,5 milhões, para cadastrar torcedores. O trabalho não chegou a ser realizado, e um dos primeiros atos de Aldo Rebelo, ao assumir o ministério, em 31 de outubro, foi rescindir a esdrúxula parceria com o Sindicato do Futebol, presidido por Mustafá Contursi.

Com a saída de Alcino, o ministro dá forma ao seu gabinete, mas exibe, também, as divergências partidárias, naturais entre os que ocupam cargos públicos e os burocratas que buscam espaço nos órgãos governamentais.

Agora, falta confirmar se o novo titular da Secretaria de Futebol será mesmo o bicampeão de futebol, Cafu – Marcos Evangelista de Morais. Que, por sinal, prestigiou a posse de Aldo Rebelo, em outubro.

Cafu dirige uma fundação por ele criada, em Jardim Irene, na capital paulista, onde Aldo Rebelo tem forte influência política.

Enquanto isso…

O cientista político Luís Manuel Rebelo Fernandes aguarda a posse na secretaria-executiva do Ministério do Esporte.

O decreto confirmando Manuel Fernandes saiu no último dia 28, quando o Palácio do Planalto tornou “sem efeito” a nomeação de Paula Dias Pini,  que não aceitou ocupar esse que é  o segundo cargo em importância na hierarquia ministerial.

Aos 53 anos, Luis Manuel é formado em Relações Internacionais, na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e doutor em Ciência Política.

Vascaíno, ele tem experiência em assuntos do governo. Em 2007, ocupou a presidência da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão do Ministério de Ciências e Tecnologia, quando foi gestor de um orçamento de  R$ 2 bilhões.