Blog do José Cruz

A maratona olímpica para escrever a “enciclopédia do atleta”

José Cruz

Uma excelente notícia para a história do nosso esporte inaugura o ano olímpico de 2012. É de Rodrigo Cardoso, da revista IstoÉ 2016, a reportagem contando como a psicóloga, jornalista e pesquisadora, Katia Rubio, trabalha num projeto de fôlego: contar a história de cada um dos 1.667 brasileiros que já estiveram em jogos olímpicos. Quase 600 atletas já foram ouvidos, o que rendeu 800 horas de gravação.

Conheci o ambiente de trabalho de Katia, na Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, onde ela coordena a equipe que realiza essa verdadeira maratona histórica-jornalística.

Numa das salas estão distribuídos vistosos painéis – que Katia chama de “mandalas” – com os nomes dos atletas que já representaram o Brasil em 35 modalidades olímpicas: vôlei, basquete, remo, natação, judô, atletismo, futebol, etc.

Katia exibe suas valiosas "madalas do esporte"

Recentemente, acompanhei uma das entrevistas. Com uma pequena câmera ela grava a conversa, e é a mensagem do atleta que será publicada na enciclopédia, com lançamento previsto para 2015. Dessas conversas, a pesquisadora coleciona informações valiosas sobre a história do nosso esporte. Por exemplo, os homens ganharam mais medalhas olímpicas, mas os melhores desempenhos são das mulheres. Confira a excelente reportagem “O almanaque Olímpico do Brasil”, publicado pela revista IstoÉ 2016, em dezembro último.