Blog do José Cruz

Estádio Mané Garrincha ficará pronto depois da Copa das Confederações

José Cruz

Segundo a Novacap, estádio ficará pronto só em 2013

O Governo do Distrito Federal (GDF) pisou na bola mais uma vez e já demonstra que o cronograma das obras do novo estádio Mané Garrincha não é a maravilha que anunciam na propaganda oficial.

Um ofício da Novacap – órgão do GDF que acompanha a execução da obra – ao Tribunal de Contas da União informa que o estádio será concluído só em julho de 2013.

Ou seja, 15 dias depois da abertura da Copa das Confederações, marcada pela Fifa para 15 de junho de 2013, justamente para o estádio Mané Garrincha.

O documento com esta previsão oficial consta do último relatório do TCU, aprovado quarta-feira passada, e diz o seguinte:

''O 2º Balanço da Copa 2011 do Ministério do Esporte, publicado em setembro de 2011 e disponível no sítio eletrônico www.esporte.gov.br em 5/10/2011, registra que a conclusão dessa obra será em dezembro de 2012, mas o próprio governo local, por meio do ofício nº 1766/2011 da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (peça 75), afirma que a previsão de término é julho de 2013.''

Entenderam? Não estou falando de “me disseram”, “contaram”, “parece que…”. Nada disso! O documento existe e está num relatório oficial do principal órgão fiscalizador das obras da Copa 2014.

Datas

O comunicado da Novacap ao TCU é de 28 de setembro, desmentindo, assim, a previsão do governador Agnelo Queiros. Duas semanas antes, o governador afirmara em entrevista coletiva que o estádio seria inaugurado em 31 de dezembro de 2012, às 11 horas.

Além de ser um típico caso de péssima comunicação entre órgãos do mesmo governo, fica claro que alguém mente diante de uma situação muito séria, pois os compromissos são de Estado, assumidos junto à rigorosa FIFA.

Sugestão
Na próxima inspeção que fizerem em Brasília, sugiro que as autoridades da FIFA realizem duas visitas: ao GDF e à Novacap, para conhecerem as previsões de cada um. E, na dúvida, que perguntem ao ministro Valmir Campelo, do TCU.