O pagamento estratégico da Bolsa Atleta: dinheiro só no dia 30
José Cruz
Em um comunicado estratégico com várias informações, que termina com um simpático ''Feliz Natal'', o Ministério do Esporte anunciou que ''liberou nesta quarta-feira (23/12) a folha de pagamento de duas parcelas da Bolsa Atleta'', para as categorias Estudantil, Base, Nacional, Internacional, Olímpica e Paralímpica
Já o dinheiro…
''O pagamento será creditado na conta-corrente no dia 30 de dezembro'', conclui o comunicado, lembrando que entre setembro e dezembro foram pagas sete parcelas de 2015. Ainda faltam cinco, que serão pagas em 2016… ''Às vezes não demora tanto, sai logo'', disse um esperançoso contemplado.
Os bolsistas da categoria ''Pódio'', a mais valorizada, que pode chegar a R$ 15 mil mensais, receberão apenas uma parcela. Porém, boa parte desses atletas, que estão entre os vinte melhores do mundo em suas respectivas modalidades, têm outras fontes de renda do próprio governo, como patrocínio individual de estatais, um posto nas Forças Armadas, Bolsa Estadual etc.
Motivos do atraso
O atraso de sete parcelas no pagamento da Bolsa Atleta deve-se ao rígido controle nos gastos imposto pelo governo federal, que chegou ao final do ano com déficit nas suas contas. Houve restrições de todo tipo para evitar o aumento no rombo orçamentário, cortes em despesas supérfluas, inclusive.
O atraso se agravou com a troca do ministro da Fazenda, na segunda-feira, que praticamente paralisa as atividades da área econômica do governo.