Blog do José Cruz

O que esperar do ministro do Esporte?

José Cruz

Com o anúncio da equipe econômica, a presidente Dilma começa a mostrar a cara de seu novo ministério. Aldo Rebelo (foto) continuará à   frente do Esporte? aldo

Independentemente de nomes, a Olimpíada Rio 2016 é a principal meta do governo no setor. Nesse processo, o Ministério continuará sendo apenas repassador de recursos públicos. O Comitê Olímpico do Brasil já cuida da equipe de competição, e a Autoridade Pública Olímpica dá ritmo às obras das arenas, com envolvimentos da Prefeitura do Rio de Janeiro e do governo do Estado. O que sobra para o Governo se não financiar as despesas?

Projeção

Ao final de 2018 completaremos 16 anos de PT, correspondendo a quatro ciclos olímpicos. O governo até poderá exibir evolução de atletas no quadro de medalhas. Se isso ocorrer, será com base em modelo que privilegiou o competidor de ponta, ali concentrando o grosso do dinheiro público. Mostraremos resultados ilusórios, como se fôssemos uma real potência esportiva, mas sem que tivéssemos criado um modelo de fortalecimento dos clubes, com garantias de confiança para atleta em início de carreira.  Continuamos capengas neste sentido e não há perspectivas de mudança. Precisaríamos de decisão de governo e vontade política. Temos isso?

Assim, o nome do futuro ministro pouco representará em termos de evolução, apesar do forte envolvimento financeiro do Estado com o esporte em geral, o futebol profissional, inclusive.