Blog do José Cruz

A prejudicial distorção do dinheiro do esporte

José Cruz

“No Brasil, jovem pobre talentoso não tem a mesma oportunidade de ser campeão como os demais. Uma contradição à essência democrática do esporte, que garante regras iguais para todos.”

José Mario Tranquillini, ouro no Pan-Americano de Mar Del Plata, 1995

 

Em recente debate no TCU (Tribunal de Contas da União), o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons (foto), se disse “surpreso” com as críticas sobre o dinheiro público que não chega aos atletas. aps

Parsons disse isso em tom de ironia, como se a grana tivesse que sair do cofre público diretamente para o beneficiado, tal como acontece com os salários dos cartolas e seus diretores. Óbvio que com os atletas não é assim. Para isso existe a Bolsa Atleta. Mas quanto custa chegar à condição de bolsista?

Distorção

O que os cartolas em geral fingem ignorar é que, no atual sistema, em que o Estado sustenta o alto rendimento, milhares de atletas na iniciação ficam pelo caminho, sem sequer chegarem à categoria juvenil. A grana está concentrada na elite, no atleta com bom patrocínio, carreira encaminhada e, mesmo assim, ganhando bolsa valorizada.

Exemplo

zeeeMedalha de ouro no Pan de Mar Del Plata, em 1995, Zé Mário Tranquillini (foto ao lado) escreveu um artigo no Jornal de Brasília, esta semana. Referindo-se aos futuros dirigentes que serão eleitos no domingo, disse o seguinte:

“Um bom exemplo a ser resolvido é o caso dos talentos desportivos oriundos de projetos sociais, que não conseguem participar das competições oficiais por falta de dinheiro para pagar as taxas das federações.”

 Mais:

“No Brasil, jovem pobre talentoso não tem a mesma oportunidade de ser campeão como os demais. Uma contradição à essência democrática do esporte que garante regras iguais para todos”.

Está aí um tema que poderá render ótima investigação e análise dos auditores do TCU. Bom trabalho!