Blog do José Cruz

O basquete pelas tabelas

José Cruz

 Por Beto Alagoas

Algumas considerações sobre a eliminação da Seleção Brasileira da Copa do Mundo de Basquete, 84 x 56 contra a Sérvia:

1)  Só quem não conhece ou não acompanha basquete achava que o jogo de hoje seria mais fácil do que foi contra a Argentina.

A Sérvia (herdeira da ex-Iugoslávia) é uma das escolas mais tradicionais de basquete do planeta, tendo no seu currículo CINCO títulos mundiais e UM título olímpico.

Além disso é uma das escolas de basquete que mais da ênfase ao fundamento defesa. Na partida de hoje, o Brasil sentiu na pele o ''veneno'' da duríssima defesa que desde sempre se aplica na escola iugoslava de basquete.

2)  Mas, sejamos sinceros: as boas colocações da Seleção Brasileira nas Olimpíadas de Londres e na Copa do Mundo da Espanha (5ª e 6ª colocação, respectivamente) foram fruto da experiência adquirida pelos nossos atletas da NBA, de um ou outro jogador que atua na Europa ou de programas de massificação do basquete, a partir da prática esportiva nas escolas (sobretudo as públicas) e universidades?

Lembro que, escolas e universidades dos EUA e da Espanha estão intimamente vinculadas à prática do esporte, do basquete, em particular. E é nesses países onde temos as mais fortes equipes na atualidade.

3)  Afinal, quando vai se popularizar o basquete no Brasil? Quando teremos novos praticantes em quantidade, entre a garotada? Quando vão acabar com as transmissões ''secretas'', para canais fechados, como foi mais uma vez a maior competição internacional do basquete, e através de uma ou duas transmissões de jogos do NBB, por temporada, em TV aberta, como faz a emissora ''parceira'' do basquete brasileiro?

Beto Alagoas é professor de educação física no Paraná