Blog do José Cruz

Basquete, subsidiado por verba pública, está fora do Mundial Sub-19

José Cruz

Não há dúvidas de que a Seleção Brasileira de Futebol é a síntese da paixão esportiva nacional. Mas em 19 dias acabará a Copa do Mundo e voltaremos à rotina das demais modalidades e do nosso “prestigiado” Brasileirão.

Mas, enquanto a bola rola no terreno da Fifa, há um outro Brasil esportivo se preparando – ou não – para os campeonatos mundiais do ano que vem. Lembrando que daqui a 773 dias teremos os Jogos Olímpicos Rio 2016. Será a vez de estarmos atentos às braçadas de César Cielo, aos saltos de nossos ginastas, aos jogos das Seleções de Vôlei, Basquete, Handebol, enfim.

E daqui a 53 dias teremos os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, China, competição de 28 modalidades para estudantes de 15 a 18 anos. Nessa ocasião conheceremos a nova geração de atletas brasileiros.

Enquanto isso…

A Seleção Brasileira masculina de basquete Sub-18 está fora do Campeonato Mundial Sub-19, em 2015, repetindo a ausência de 2009. Na sexta-feira, o Brasil foi eliminado no último jogo, pela República Dominicana, 72×69.

Quem conta essa história em detalhes é o companheiro Fábio Balassiano, em seu blog Bala na Cesta.

Memória 

Lembro que a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), dirigida por Carlos Nunes, demonstra nos últimos anos “gestão temerária”, conforme análise de especialistas em seus balanços contábeis.

E como a CBB é sustentada por recursos públicos ( R$ 14 milhões este ano, do Ministério do Esporte), seria bom que o governo se manifestasse sobre as metas que fixou ao liberar as verbas para a Confederação de Basquete.

E não podemos esquecer que a Seleção de Basquete adulta perdeu o Sul-Americano, classificatório ao Mundial da Espanha, em agosto. Porém, a Confederação de Basquete foi ''convidada'' pela Federação Internacional para preencher uma das quatro vagas finais.

Ironicamente, o ''convite'' foi pago pela CBB, mas o valor oficial não foi revelado.