Blog do José Cruz

Plano Brasil Medalhas: se o governo recuar, o País perde

José Cruz

Da Associação Atletas pela Cidadania

O momento é único para o Esporte brasileiro. Nunca o Esporte recebeu tanto investimento e atenção como agora, prestes a sediar os maiores eventos esportivos do mundo. Mas se queremos resultados, precisamos criar bases sólidas para o futuro e para isso é preciso implantar mudanças. E o que o Esporte mais precisa, há décadas, é de um sistema integrado e que funcione.

 Acompanhamos o trabalho do governo e partilhamos do seu interesse em realizar reformas. O plano Brasil Medalhas 2016 se apresentou como uma grande oportunidade, pois, além de destinar mais recursos, usou como base o diagnóstico de que é preciso gestão profissional nas entidades que administram o esporte. Segundo anunciou o governo, os recursos somente seriam repassados a entidades que respeitassem critérios como limite para a reeleição de seus mandatários, profissionalização administrativa e metas claras de gestão – nesse caso, defendemos ainda a democratização do colégio eleitoral das federações, incluindo o direito a voto das partes diretamente interessadas e competentes como técnicos, atletas e árbitros.

Por isso, nosso apoio a essa iniciativa era total e continua sendo. Mas, agora, muito nos alarma a possibilidade do governo recuar dessas exigências.

A Presidenta Dilma Rousseff e o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, têm vontade e apoio público suficientes para a devida manutenção e aprofundamento dessas ações. Podem contar com o nosso apoio e de vários outros setores como a iniciativa privada, clubes e boa parte da comunidade esportiva.

O recuo, tão próximo de uma conquista tão importante, seria lastimável e um descaso com todos que investem e trabalham arduamente pelo Esporte brasileiro.

A Atletas pela Cidadania é uma associação de atletas de várias modalidades e está engajada, de forma propositiva, na melhoria do esporte nacional. Acreditamos que é preciso constituir um sistema nacional integrado, renovar as estruturas, exigir metas e gestão profissional e competente. Além de investimento e planejamento de longo prazo em todas as dimensões do Esporte: o Esporte acessível a toda população, o Esporte educacional e o Esporte de alto rendimento. Se não for assim, o sistema falha e não teremos o resultado que todos esperam.

O momento realmente é único, mas, como atletas, sabemos que é preciso ter metas, determinação, encarar os obstáculos sem medo, trabalhar duro e em equipe. Nós, atletas, sabemos na prática, no corpo e no espírito como isso funciona e como deve funcionar. Está na hora de sermos ouvidos. Chegou a hora de uma mudança.

Para saber mais:

A Atletas pela Cidadania é uma ação pioneira no mundo, que soma a imagem da vitória, o talento e o engajamento de atletas brasileiros, de diversas gerações e modalidades esportivas, em prol de uma causa comum. A organização sem fins lucrativos é composta por atletas, ex-atletas e outras importantes figuras da comunidade esportiva. Este grupo uniu esforços para chamar a atenção e mobilizar os cidadãos no apoio às causas sociais de relevância nacional, em projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil.

Conheça mais sobre a organização em www.atletaspelacidadania.org.br