Mundial de Atletismo: Caio Bonfim faz resultado “fabricado” no Brasil
José Cruz
Caio Oliveira de Sena Bonfim igualou ontem o melhor resultado de um marchador brasileiro em Campeonato Mundial de Atletismo, que realiza a sua 15ª edição em Pequim. O brasiliense, de 24 anos, ficou em sexto lugar nos 20km, com 1h20mi44s. No mundial de Stuttgart, na Alemanha, em 2003, Sérgio Galdino também foi sexto.
Ontem, o espanhol Miguel Ángel López venceu a disputa, com 1min19s14. O chinês, Zhen Wang, e Benjamin Thorne, do Canadá, fecharam o pódio.
Caio Bonfim, bronze no Pan-Americano de Toronto, não treina na Europa nem é orientado por técnico estrangeiro. Treina uma pista de Sobradinho, há 20km do centro de Brasília, com piso que ameaça a integridade física dos atletas. Treina com seu pai, João Sena, e apoio da mãe, Gianetti (foto).
Advogada, Gianetti foi sete vezes campeã brasileira da marcha atlética, e se revelou a grande orientadora de Caio. Ele aplicou a lição, pois preferiu preservar o sexto lugar, ontem, a tentar melhor posição com o chinês Zelin Cai, na última volta:
“Não cometi nenhum falta em toda a prova. Decidi não arriscar uma boa performance e um bom sexto lugar por apenas uma posição'', disse o atleta. Preferi a segurança e deu certo''.
Na marcha atlética, o atleta não pode dobrar o joelho e deve manter, sempre, um dos pés no chão, para descaracterizar a corrida. Nesse aspecto, além da sexta colocação, o grande resultado de Caio foi passar pelo atento crivo dos rigorosos árbitros internacionais da marca atlética.