Esportes: o novo templo na Esplanada dos Ministérios
José Cruz
Ministro do Esporte nomeia dois filhos de políticos da Igreja Universal
Por Vinícius Segalla
Do UOL, em São Paulo
O Ministro do Esporte, George Hilton, deputado federal licenciado pelo PRB-SP, nomeou para cargos comissionados (sem concurso público) dois filhos de políticos ligados à Igreja Universal do Reino de Deus.
Além deles, também foram nomeados para trabalhar na pasta, pelo menos, sete políticos filiados ao PRB, partido do ministro e ligado à Universal. Das quatro secretarias que compõem o Ministério do Esporte, três foram postas por George Hilton sob o comando de políticos do PRB ligados à Igreja Universal.
A reportagem completa está aqui
Comentário do blogueiro
As nomeações funcionais do ministro George Hilton são práticas que se perpetuaram no governo federal, há décadas. O rateio dos ministérios entre os partidos serve, também, para que ali se abriguem amigos e partidários, como ocorreu com o PCdoB, nos 12 anos que esteve à frente da pasta.
O uso da máquina pública pelos ''amigos'' contribui para influenciar na liberação de verbas aos redutos eleitorais do partido, como se observa ao longo dos anos. para muitos, isso funciona como trampolim para a carreira política, e repercute com a eleição de bancada mais representativa e fortalecimento partidário.
Orlando Silva, ex-ministro do Esporte, e Wadson Ribeiro, ex-secretário executivo do Ministério do Esporte, que liberava verbas do Pintando a Cidadania, foram eleitos deputados federais em outubro, e são exemplos dessa prática, que é uma forma disfarçada de corrupção, pois as verbas públicas são direcionadas de forma político-partidário com interesses de ocasião.