Blog do José Cruz

O lado oculto da festa olímpica

José Cruz

Agora está explicado: foi devido a uma manifestação, pacífica, que a SporTV mostrava apenas a cúpula do majestoso Teatro Municipal, local da festa dos melhores do esporte, na terça-feira, promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil.

A calçada da entrada principal dos atletas e autoridades estava tomada por faixas de alertas, como registrou reportagem do UOL Esporte. Exibir essas imagens numa noite de festa não caía bem, claro.

remo

       Foto: Pedro Ivo Almeida/UOL

Os manifestantes questionavam sobre os legados dos megaeventos esportivos, entre eles, a privatização do Maracanã, os fechamentos da pista de atletismo do Estádio Célio de Barros e do Parque Aquático Júlio Delamare, a transformação do Estádio de Remo da Lagoa em área comercial, etc.

Essas manifestações são oportunas, pois ao acreditarem nas promessas dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, atletas, técnicos e torcedores em geral foram iludidos: os espaços ficaram fechados, ociosos e até o Velódromo foi destruído. Já a pista de atletismo do Estádio Célio de Barros foi asfaltada para servir de estacionamento durante a Copa do Mundo, desalojando mais de 300 atletas e seus técnicos, até hoje.

Para saber mais:

https://www.facebook.com/ComitePopularCopaRJ?ref=ts&fref=ts

 https://m.facebook.com/profile.php?id=171897489617255&view=page