O desafio das águas
José Cruz
Encerramos o ano esportivo no pódio internacional do surfe, feito inédito de Gabriel Medina, novo brasileiro campeão do mundo.
Foi o quinto título mundial nesta temporada, fora dos ginásios, pistas e tatames. Allan do Carmo e Ana Marcela Cunha venceram na maratona aquática. Martine Grael e Kahena Kunze são as melhores velejadoras do mundo.
Rota dos descobridores, temos história no mar. “Mas o tratamos com desdém”, diz Lars Grael, duas medalhas olímpicas, das 17 que o Brasil conquistou na vela.
“O brasileiro paga caro para viver à beira da Lagoa (Rodrigo de Freitas, no Rio) ou de frente para o mar; admira a paisagem, mas a cultura não passa da arrebentação das praias, ” disse em entrevista ao Esporte Essencial.
Faz sentido. Mas, até na alimentação esnobamos o mar. Mesmo com essa imensidão de 8 mil quilômetros de litoral, o peixe ainda não faz parte da rotina de nossa dieta alimentar. Nem da merenda escolar de nossas escolas…
O título de Gabriel Medina chega como um alerta. Indica o desafio do potencial à nossa frente e incentiva nova escola no esporte marítimo.
Para saber mais:
Conheça a trajetória de Gabriel Medina