Blog do José Cruz

Estacionamento padrão Fifa no estádio de atletismo

José Cruz

Aproveito o recesso dos jogos da Copa das Copas para voltar a um assunto que demonstra bem o desleixo dos governantes para com o esporte, fora o futebol, claro, onde já temos um ''padrão'' invejável…

Esta foto de Daniel Vasconcellos mostra no que foi transformado o Estádio de Atletismo Célio de Barros, ao lado do Maracanã, no Rio de Janeiro. O espaço de competições – pista e campo – foi asfaltado e ali se criou o estacionamento para a “frota da Fifa” e autoridades da Copa.

celiodebarros

Desde janeiro de 2013, a ano e meio, portanto, cerca de 500 atletas, professores, treinadores, alunos dos projetos sociais foram desalojados do Célio de Barros. Estão treinando na rua … Senhores do esporte! asfaltaram uma pista de atletismo para fazer estacionamento de carros de luxo?

E isso ocorre na sede dos Jogos 2016, essa é a realidade da mais prestigiada e valorizada modalidade olímpica, o atletismo.

O técnico Nelsinho Rocha informou que há um “projeto” para revitalizar a área.

“Mas, ao que parece, privilegia aqueles que agiram e agem como coveiros do desporto estadual. Portanto, continuamos convivendo com a tragédia que se abateu sobre o desporto do Rio de Janeiro”, disse Nelsinho.

Memória

Nessa “tragédia” referida por Nelsinho incluo:

A demolição do Velódromo do Pan 2007;

O Estádio de Remo da Lagoa, privatizado, com limitação de uso para os atletas;

O estádio Engenhão, fechado em plena Copa do Mundo porque a cobertura estava desabando, cinco anos depois de construído…

A poluição da Baía de Guanabara, local das competições de vela dos Jogos Rio-2016;

A perda do credenciamento do Ladetec, laboratório que realizaria os exames antidoping;

A nomeação de um interventor do Comitê Olímpico Internacional para dar um “chute no traseiro” dos que atrasam as obras para os Jogos Rio 2016;

E por ai vai…

Mas, depois do sucesso da “Copa das Copas”, acredito que os governos, competentes e sérios, resolverão todos esses e outros problemas  em menos dois anos.