Blog do José Cruz

Revista do Senado faz histórico balanço sobre a Copa 2014

José Cruz

O mais recente e bem elaborado balanço da Copa do Mundo no Brasil está na revista “Em Discussão!” – do Senado Federal –,  que será lançada na próxima quarta-feira.

Os textos estão distribuídos em 56 páginas e foram produzidos a partir da atuação dos parlamentares na fiscalização e controle dos gastos com a Copa e relatórios do Tribunal de Contas da União, sugerindo a manchete: “Todo mundo de olho no Brasil”.

Acompanhei rapidamente essa edição em dois momentos, quando conversei com os editores João Carlos da Silva Teixeira e Sylvio Guedes: na elaboração da pauta e no envio dos originais para a gráfica. O trabalho tem conteúdo de qualidade e texto crítico, o que transforma a revista num documento histórico sobre esse megaevento no Brasil.

“Atrasos nas obras, reajustes nos preços e cancelamentos principalmente de projetos de mobilidade urbana fizeram com que os brasileiros não se mostrassem tão satisfeitos com a realização do Mundial no país. Essa divisão da população entre a tradicional festa que acontece a cada Copa e a rejeição aos investimentos com o evento ficou clara em junho do ano passado, quando manifestações irromperam em diversas cidades do país, especialmente aquelas que sediaram a Copa das Confederações em 2013”, escreveram os editores, apresentando “Em Discussão!”.

Na quarta-feira publicarei o link para acesso à revista.