Blog do José Cruz

Viva a Copa, num só ritmo…

José Cruz

Na semana passada, depois de um blecaute em 12 estados, o ministro das Minas e Energia, Edson Lobão – que já era assessor governamental no regime militar – garantiu que o país não corre risco de apagão. Ontem, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico admitiu dificuldades no suprimento de energia e alertou que seria bom que o governo reconhecesse esse risco, como registram os jornais, hoje.

Está explicado porque a Fifa exige que cada um dos 12 estádios da Copa tenha dois potentes geradores – pagos com verbas públicas –, um para a iluminação do gramado e outro para garantir a geração das imagens de TV, em caso de apagão, cujo risco, agora, é real.

Já imaginaram a fúria dos patrocinadores e o prejuízo da Fifa, Blatter e companhia ficar sem as imagens do Mundial por falta de energia no Brasil? Bah!

Insegurança

Na quarta-feira, uma multidão do MST tentou invadir o Palácio do Planalto. Pediam “reforma agrária”.

Sem capacete, mas com boné de passeio, meia dúzia de policiais militares tentava conter a os invasores. Em minoria, a “segurança” seria massacrada, não fosse a determinação de um grupo do próprio MST em proteger os policiais.

A foto divulgada pela Folha, ontem, mostrava os policiais abraçados, agachados e acuados – muitos foram gravemente feridos – protegidos pelas bandeiras vermelhas dos agressores.

A segurança ficou de joelhos na frente da sede do Poder da República!

A quatro meses da realização da Copa do Mundo  – com Brasília sendo uma das sedes – os manifestantes protegem a polícia! Que tal?

A situação foi tão ameaçadora que a segurança presidencial não deixou Dilma Rousseff sair do Palácio da Alvorada, onde mora. Apreensivos, os ministros do Supremo Tribunal Federal, em frente ao Planalto, suspenderam a sessão. Alguns até brincaram ao dizer que a torcida do Internacional estava na Praça dos Três Poderes. Engraçadinhos ou debochados?

Esse fato mostrou como a população de Brasília, em geral, está exposta à violência diária, com roubos e assassinatos crescendo como nunca. Ora, se nem a sede do poder central está segura, o que dizer do povão? .

E é aqui que receberemos e teremos que dar proteção para seleções estrangeiras, governantes e suas comitivas, corpo diplomático etc.

Estaciona aí…

Na quarta-feira, levei 50 minutos de voo entre Curitiba e São Paulo. Já em Guarulhos, o piloto esperou 1 hora e 10 minutos por um estacionamento. E os passageiros lá dentro, calmíssimos….

O que conforta é que os aeroportos estão em obras. Para a Copa, num só ritmo.

E agora, vai?