Publicidade consumirá quatro vezes mais que combate ao doping
José Cruz
O Ministério do Esporte gastará R$ 43,3 milhões em publicidade, neste ano. O valor é quase quatro vezes os R$ 12 milhões reservados para o programa de combate ao doping, um dos carros chefes da propaganda Brasil Olímpico.
Os números estão no orçamento de 2014 e foram publicados no Diário Oficial de ontem. No mesmo dia, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, solicitou que a presidente Dilma Rousseff interceda para evitar mais atrasos nas obras para os Jogos do Rio 2016.
Coincidentemente, uma das obras atrasadas é o novo Laboratório de Controle de Dopagem (Ladetec), na Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano passado, sem atender às exigências internacionais, o Ladetec teve seu credenciamento cassado pela Wada, a Agência Mundial Antidoping.
Vexame
Por conta disso, os exames de sangue e de urina, colhidos dos jogadores na Copa das Confederações, foram realizados na Suíça. E o mesmo ocorrerá na Copa do Mundo, expondo o Brasil a duplo vexame internacional.
Pelas exigências da Wada, o laboratório deveria estar pronto dois anos e meio antes dos Jogos, para que pudesse ser testado. Mas a previsão de sua conclusão é 2015, sendo que a primeira parte está prevista para ser entregue “neste semestre”, afirmou Marco Aurelio Klein, diretor da ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem).
Sem esquecer que o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também prometeu que todos os estádios para a Copa e aeroportos estariam concluídos em dezembro de 2013…
Esta realidade demonstra como o governo federal, via Ministério do Esporte, relaxou também nessa questão. O Brasil receberá os dois maiores eventos esportivos do mundo, mas não tem um laboratório em condições de realizar os exames de doping.
Já a propaganda…