Blog do José Cruz

Desporto Universitário contesta críticas aos Jogos

José Cruz

Da Federação Catarinense do Desporto Universitário recebi a seguinte mensagem, referente ao artigo do jornalista Mário Medaglia, aqui publicado.

“Em nome da Federação Catarinense do Desporto Universitário vimos externar nossa indignação pela opinião emitida e veiculada pelo jornalista Mário Medaglia, que foi por nós contratado para acompanhar o desempenho da Delegação que representou Santa Catarina nos 61º JUBs, na cidade de Goiânia-GO.

Não concordamos em hipótese nenhuma com as afirmações do referido profissional, pois acompanhamos diuturnamente nos últimos 10 anos, o desenvolvimento e o excelente crescimento do Esporte Universitário Brasileiro, comandado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário.

Fomos surpreendidos com a publicação na internet tanto quanto os demais dirigentes e imediatamente comunicamos ao jornalista nossa decepção e desapontamento com o tom da matéria e as críticas infundadas.

Certo sim, que tivemos uma ótima parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro- COB, que se desenvolveu conforme projetada nos últimos anos e que se encerrou no tempo previsto.

Em nossa visão a CBDU organizou com maestria a 61º Edição dos Jogos Universitários Brasileiros, com pequenas dificuldades em algumas áreas, mas com certeza suplantando todas as dificuldades e mostrando a todos que tem capacidade e competência de promover e executar o principal evento do esporte universitário em nosso país.   Afirmamos que os poucos problemas encontrados não comprometeram o brilhantismo do evento.

Sabemos que a organização de um evento dessa magnitude encontra grandes dificuldades, mas nesta edição não encontramos nenhum problema que não pudesse ter sido solucionado ou que representasse inferioridade em relação aos eventos anteriores.

Pelo contrário, nossa avaliação, é que os 61º JUBs na forma como foram realizados e pelos resultados positivos alcançados, inclusive com o notório aumento da participação de instituições públicas, demonstra inequivocamente que o esporte universitário, assim como o esporte em geral, é imprescindível para a melhora da sociedade brasileira, para a construção de sólidos pilares éticos e morais, como também alternativa à omissão estatal nesse e em outros segmentos.

Somos defensores ferrenhos do esporte universitário e nossa dedicação à causa pode ser atestada por todos os colegas, presidentes e dirigentes de federações desportivas universitárias. Entendemos que esse episódio não pode abalar todo o esforço empreendido por Santa Catarina nos últimos anos, principalmente a partir de 2003, culminando com a conquista do troféu eficiência em 2010.

Lamentamos o ocorrido e continuaremos batalhando pelo desporto universitário.

Att., Diretoria FCDU''

Meu comentário:

Mário Medaglia é jornalista respeitado pela isenção de seu trabalho na cobertura esportiva, em especial sobre o desporto escolar e universitário, que acompanha há anos. Por isso merece minha admiração profissional e espaço neste blog. Mário não fez críticas, mas avaliação que retrata a realidade do caos de  nosso desporto universitário.

A CBDU, extensão do PCdoB, que comanda o Ministério do Esporte, sobrevive graças às muletas do cofre público, mas sem uma política específica para o setor que busque a descoberta e valorização de talentos. Entre 2010 até a presente data, a CBDU recebeu R$ 15 milhões de doações. Para quê?  Que resultado expressivo a aplicação desse dinheiro repassado pelo Ministério do Esporte representou para o desenvolvimento do desporto universitário?

O autor da mensagem não respondeu às constatações relatadas pelo jornalista, mas se limitou a contestar a realidade do descrédito da prática esportiva na universidade, que é de conhecimento e lamento públicos.

José Cruz