Blog do José Cruz

Copa e Olimpíada: os legados vão ficando pelo caminho…

José Cruz

Qual a novidade no anúncio da Fifa, de que os exames de sangue e urina para controle do doping na Copa do Mundo serão realizados fora do Brasil? Nenhuma!

Em abril deste ano, o médico Eduardo de Rose disse que isso ocorreria. Aqui comentamos. Vexame internacional no país da Copa!

Pior:

De Rose também alertou que nos Jogos Rio 2016 dificilmente teremos condições de realizar exames antidoping. Serão feitos na Suíça ou Canadá.

O atraso nas obras de expansão do Laboratório Ladetec, no Rio, não permitirá que a Agência Mundial Antidoping (WADA) realize testes dois anos antes da Olimpíada, como exige, isto é, já em 2014.

A situação se tornou crítica quando, em maio, o Ladetec, instalado nas dependências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve seu credenciamento cassado pela WADA.

Essa situação ocorreu depois do Pan 2007, no Rio de Janeiro, quando o governo relaxou no projeto de expansão do Ladetec, no treinamento de mão-de-obra especializada, na capacitação de novos técnicos, na importação e modernização de equipamento, enfim.

E assim ficamos com mais um “legado” do fracasso, do desperdício e, principalmente, da exposição vexatória do Brasil na comunidade internacional.

Isso que temos uma “Agência Brasileira Antidoping” (ABCD). E daí?

Enquanto isso…

Na próxima sexta-feira, 15, completará um mês que o general Fernando Azevedo foi aprovado em sabatina no Senado Federal para assumir a presidência da Autoridade Pública Olímpica.

Continuamos na expectativa para conhecer o orçamento dos Jogos Rio 2016 e a matriz de responsabilidade, isto é, o que compete ao município, ao Estado do Rio e à União.

Apesar disso, não tenho dúvidas de que a Olimpíada será uma grande festa …