Blog do José Cruz

Bolsa-Atleta: o atraso e o desabafo

José Cruz

De um atleta, cuja identidade preservo, recebi a seguinte mensagem:

''O ministério do Esporte nos enviou um comunicado, após 15 dias de atraso pagamento da Bolsa-Atleta no mês de outubro, informando que até o dia 31 do referido mês a situação dos contratos com a Caixa estaria resolvida e o pagamento seria feito de forma retroativa à primeira quinzena do mês de novembro.

Pois bem, até hoje, nada! Estou perdendo credibilidade e já tive que pedir favores; não consigo pagar contas e dar pelo menos uma estimativa correta de pagamento, porque o Bolsa-Atleta não honra o compromisso.

Nós, atletas, não estamos pedindo um favor e sim um direito nosso em ter nosso pagamento efetuado em dia, porque lutamos muito por esse beneficio.

Impressiona o fato de sabermos que, apesar dos pesares, na outra administração do Ministério e da Secretaria de Alto Rendimento NUNCA ocorreu esse tipo de atraso. O pagamento era depositado religiosamente no 2º dia útil do mês. Com essa nova administração o pagamento passou a ser até o 5º dia útil e começou a ocorrer os atrasos e depois os pagamentos serem feitos no 10º dia útil e agora chegamos ao ápice de 60 dias sem receber 1 centavo.”

Explicação

Desta vez, o Ministério do Esporte não respondeu minha indagação sobre o atraso.

Mas há um mês a explicação foi a mesma enviada aos atletas:

“A renovação do contrato com a Caixa está em andamento”. Leia mais aqui.

Não tenho dúvidas de que o Ministério honrará o compromisso, pois há orçamento para tanto, conforme consulta que realizei.

Mas é difícil aceitar atrasos diante dos compromissos assumidos pelos atletas. No momento em que assinam contrato para receber a Bolsa, avançam em seus compromissos que, agora, não são honrados e haja explicações aos credores. Isso é constrangedor.