Blog do José Cruz

Atrasos e prejuízos olímpicos

José Cruz

O Ministério do Esporte continua trancando o uso de R$ 105 milhões pela Confederação Brasileira de Clubes, recursos das loterias para a formação de atletas, que ainda não têm regra total definida para sua aplicação. Falta portaria do Ministério fixando o percentual que poderá ser aplicado em despesas administrativas. Sem isso, ninguém usa a grana. E há três anos sabia-se que esse documento precisaria ser redigido….

Há um mês o secretário de Alto Rendimento, Ricardo Leyser Gonçalves, disse que a tal portaria com o percentual sairia rapidamente. Há um mês…  Não há mais como esconder que há uma birra ministerial sobre esse assunto.

Há poucos dias comentei sobre os atrasos do Ministério do Esporte no pagamento da Bolsa-Atleta, prejudicando milhares de competidores. Agora, as excelências também atrasam o uso de verbas, especialmente destinadas aos jovens que estão iniciando carreira. O prejuízo nesse processo é evidente, mas quem se importa?

Enquanto isso…

Um mês depois de ter sido sabatinado no Senado Federal, o general Fernando Azevedo e Silva tomará posse amanhã na presidência da APO (Autoridade Pública Olímpica). Depois, conversará com os jornalistas. Será solenidade simbólica, porque o presidente já vem trabalhando diariamente com sua equipe.

Porém, até hoje ainda não se sabe sobre o orçamento final dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento, com previsão de gastos iniciais de R$ 36 bilhões, ainda não tem o documento fechado, a três anos de sua realização.

Mais:

Será que o general também divulgará a matriz de responsabilidade, isto é, o documento que detalha competências da União, do Estado do Rio de Janeiro e do Município-sede dos Jogos?

Sem isso, estaremos na iminência de repetição dos desmandos ocorridos nos Jogos Pan-Americano de 2007, quando a corrupção rolou solta, até com pagamento por serviços não executados, como constataram auditores do Tribunal de Contas da União.

Seria oportuno que o general apresentasse um balanço de seu primeiro mês de trabalho, detalhando o atual quadro da preparação do Rio aos Jogos e como foram suas primeiras reuniões com todos os entes envolvidos, o Comitê Organizador da Olimpíada e Paraolimpíada, inclusive.