Blog do José Cruz

Futebol: da segurança do torcedor à valorização dos jogos

José Cruz

No momento em que os atletas debatem com a CBF sobre modificações no calendário de futebol, o advogado gaúcho, Luiz Augusto Beck da Silva, estudioso da legislação esportiva, em especial o Estatuto do Torcedor, apresenta sugestões  que visam dar maior segurança aos torcedor nos estádios, assim como medidas para a maior valorização das competições.

Autor do livro “Comentários ao Estatuto do Torcedor” (Fábrica de Livros – SENAI-RJ, Xerox, Funguten), o advogado trata de assuntos atuais que motivam bom debate, complementando comentários e sugestões aqui apresentadas esta semana pelos colaboradores Lindberg Júnior e Cássio Cruz.

 

Por Luiz Augusto Beck da Silva

Sobre a evacuação do público dos estádios

Se nos afigura incompreensível a sistemática, medida e/ou providência adotada pela Brigada Militar e/ou polícias encarregadas do policiamento nos estádios ordenando que primeiro saia a torcida em expressivo maior número do dono da casa (10, 20, 30, 40 mil torcedores) para, somente depois, permitir a saída de um pequeno contingente da torcida visitante representado por 1.500, 2.000, 5.000 torcedores. Não raro, estes, sobretudo se o resultado do campo de jogo foi desfavorável ao dono da casa, são esperados e agredidos, por vezes de tocaia, já fora das dependências do estádio.

O valor do gol

Por outro lado, sendo o gol o ápice da emoção, a busca, o objetivo maior com vistas à conquista da vitória, é incompreensível que um resultado de 1×0 ou 2×1 venha a ter a mesma valoração de um 3×0 ou 4×1, por exemplo. Assim, o empate teria um ponto contabilizado para ambas as equipes; vitória por um ou dois gols de diferença valeriam dois pontos e vitória por três ou mais gols de diferença somariam três pontos.

Sobre julgamentos

O julgamento de jogador expulso deve ser realizado antes do próximo jogo. Veja que, se ele já cumpriu a suspensão automática e vier a ser absolvido, a injustiça já se perpetrou.

Finalmente: a adoção dos pontos corridos, mas com turnos estanques, de modo a viabilizar o recomeço e o confronto entre os vencedores de cada turno.

 

NR: artigos recentes que abordam as questões do futebol

http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2013/10/calendario-do-futebol-enfim-o-atleta-entra-em-campo/

http://josecruz.blogosfera.uol.com.br/2013/10/futebol-o-estado-e-a-seguranca-publica/