Blog do José Cruz

CBC: R$ 101 milhões continuam sem chegar ao atleta

José Cruz

A três anos dos Jogos Rio 2016, a Confederação Brasileira de Clubes (CBC) acumula R$ 101 milhões, dinheiro que recebe das loterias, via Ministério do Esporte, para aplicar na formação de novos atletas.

Em agosto, o companheiro Aiuri Rebello contou a história em detalhes, no UOL Esporte. Passados dois meses a situação é a mesma: a burocracia atrasa o uso da grana.

Depois de um jogo de empurra entre a CBC e o Ministério do Esporte, a solução está na mesa do ministro Aldo Rebelo.  Ele deve decidir quanto a CBC poderá gastar na administração dos projetos. Sem isso, ninguém toca no dinheiro. É regra do jogo, que tem o TCU como fiscal.

Explicações

1 – Da Confederação de Clubes

“Estamos sofrendo muita pressão de todos os lados, inclusive do próprio segmento que quer utilizar estes recursos, e com toda razão!” informou a direção da Confederação de Clubes.

“Estamos cobrando constantemente o ato do ministro (art. 22 do Decreto Regulamentador) que possibilitará  o uso dos recursos para formação. A última informação que tivemos, foi que este ato deverá sair logo, mas não deram uma data”.

2 – Do Ministério do Esporte

“O Ministério está ouvindo a CBC, o Confao (Conselho dos Clubes Formadores de Atletas Olímpicos) e os próprios clubes na tentativa de sanar divergências e chegar a definições comuns. O Ministério vem fazendo uma série de reuniões para discutir o assunto com o segmento.”

Enquanto isso …

Há dois anos, um atleta com potencial para o atletismo, para o judô, por exemplo, estava com 13 anos.

Se dependesse desse dinheiro para evoluir, ele e seu talento ficaram para trás por culpa de um sistema de governo que é corrupto, sabe-se bem, mas que procura se resguardar em regras, normas, leis, portarias, enfim, para fingir que há legalidade.

E o esporte que se lixe.