A nova alegria de Ronaldinho
José Cruz
Ao completar 15 anos do recorde mundial da maratona, 2h06min05s, em Berlim, o mineiro Ronaldo da Costa foi homenageado neste sábado por colegas e atletas do Instituto Joaquim Cruz (IJC), em Brasília, onde ele é um dos instrutores do programa Rumo ao Pódio Olímpico.
Com sorriso constante, Ronaldinho volta aos tempos de alegria, garantindo que superou o isolamento e a tristeza enfrentados por muitos anos, na região de Descoberto, onde nasceu.
E, agora, com duas novidades: casou com a goiana Edileusa Ribeiro – “Ela é a minha alegria” – estudante de fisioterapia, e fará vestibular para educação física, em 2014.
Para trabalhar em Brasília, o IJC fez uma exigência, que ele voltasse a estudar.
“Eu precisava desse incentivo e não vou perder a ocasião de voltar ao esporte, orientando os jovens. Digo a eles, seguidamente, que não adianta só o talento, é preciso disciplina e respeito aos limites do corpo. Essa lição eu conheço”.
Recentemente, Ronaldinho foi homenageado numa grande festa em Berlim, com outros quatro maratonistas que também registram recordes naquela prova, o etíope Haile Gebrselassie e os quenianos Paul Tergat, Patrick Makau e o atual recordista, Wilson Kipsang (2h03min23s).
“Foi inesquecível a festa em Berlim. Esse reconhecimento e a força que o Instituto Joaquim Cruz animam demais, num momento muito importante de minha vida”.
Num país em que o atletismo é modalidade inexpressiva diante do potencial que dispõe, contar com o retorno e o trabalho alegre de um recordista mundial é motivo para festejar.
Na foto de Walter Guimarães, Edileusa exibe o trofeu-homenagem do IJC ao recordista mundial e, agora, Mestre da garotada.