Deputado Romário presidirá a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara
José Cruz
Em seu terceiro ano de mandato legislativo o deputado Romário (PSB/RJ) deverá presidir a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal.
A decisão saiu agora à noite, na reunião dos líderes, quando acertaram a distribuição dos partidos entre as várias comissões temáticas (Agricultura, Educação, Constituição e Justiça, Orçamento etc). Essa foi a única Comissão conquistada pelo PSB, cujos integrantes do partido concordaram indicar Romario para o cargo.
O PSB também garantiu a vice-presidência da Comissão e o deputado Valadares Filho, de Sergipe, será o indicado.
Romário não quis se manifestar sobre a indicação porque a confirmação de seu nome e a de Valadares Filho ocorrerá na próxima quarta-feira, nas eleições para todas as comissões, mas respeitando os nomes previamente indicados.
Em 2010, Romário foi o vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporte. Por seu desempenho em plenário e denúncias que levou para debater entre seus colegas, também em 2012, credenciou seu partido a pleitear a presidência do órgão.
Porém, até sexta-feira o quadro estava indefinido, diante do interesse de outros partidos na Comissão de Turismo e Desporto, que veem a Copa das Confederações e Copa do Mundo oportunidade de exposição na mídia nacional.
O mandato de Romário será de um ano. Em 2012 ele entrou com pedido de CPI para investigar denúncias de irregularidades na CBF.
A expectativa agora é como se comportará presidindo uma comissão que tem, entre outras incumbências, fiscalizar a aplicação de recursos públicos no esporte, principalmente nas modalidades olímpicas.